quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Currículo de peso

Cada dia vão descobrindo mais grosserias do economista Luiz Gonzaga Belluzzo, que virou presidente do Palmeiras com a promessa de elevar o nível no futebol brasileiro. Agora surgiu um vídeo de 17 de outubro deste ano onde ele aparece numa festa de aniversário de uma das torcidas organizadas do clube, onde faz um discurso e grita "vamos matar os bambis".

"Bambi" é como os palmeirenses chamam o São Paulo. Os dois times estavam em disputa pela liderança do Brasileirão.

É realmente um nível baixo, o que não é surpresa numa festa de torcida organizada. O problema dos torcedores é que eles entram para uma torcida organizada que os aceitam como sócios. Só pode dar em..., bem, deixa pra lá, mas o fato é que a coisa pode sempre piorar, principalmente se o presidente do clube pede a morte da torcida adversária.

Não deixa de ser uma irresponsabilidade, mas acho espantoso que haja surpresa do Belluzzo se comportar desse modo. O Brasil é mesmo um país muito estranho, distraído demais, sem memória, cego de tudo.

Pois vejam: Belluzzo foi secretário de Ciência e Tecnologia durante toda a gestão de Orestes Quércia no governo de São Paulo. Era um dos mais próximos do governador, lutou para que Quércia subisse ao poder e subiu com ele. Foi também secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda durante o governo de José Sarney. E apóia o governo Lula desde o primeiro mandato.

E estavam esperando boas maneiras de alguém que já fez tudo isso?
.........................
POR José Pires

2 comentários:

Newton Moratto disse...

Este presidente do Palmeiras tem exagerado e cometido algumas irresponsabilidades, pois tem incitado constantemente a violência nos estádios.
Ainda outro dia, após o jogo de Fluminense e Palmeiras, com vitória do primeiro, ele afirmou a respeito do arbitro Carlos Simon que apitou a partida:
"É vigarista, safado e crápula. Se eu encontrá-lo na rua, dou uns tapas no vagabundo" (www.lancenet.com.br/noticias/09-11-08/650026.stm)
Expressar decepção com a derrota do seu time e mesmo criticar o árbitro de uma partida é compreensível no meio de tanta paixão que o futebol desperta, porém coisa bem diferente é incentivar tapas e murros entre torcedores e praticar violência contra uma pessoa, seja quem for, até mesmo o arbitro que eventualmente tenha prejudciado o time do coração.
A lembrança de que Belluzzo é aliado de Quércia, Sarney e Lula é oportuna e pode bem explicar a raiz desta incompetência gerencial - para dizer o menos - do dirigente mor do time palmeirense.

Ronaldo disse...

E na direção do futebol brasileiro tem algo mais que grosseria? É só ver a lista: Vicente Matheus, Roberto Teixeira, Eurico Miranda, Luxemburgo, Havelange, Felipão e tantas outras cavalgaduras dando coices.