quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Um pepino italiano para Lula

No aspecto prático seria melhor que o Supremo Tribunal Federal despachasse sem intermediários Cesare Battisti para ele pagar por seus crimes em seu país de origem. Já temos no Brasil criminosos demais que não vão para a cadeia, inclusive criminosos políticos que posam de estadistas.

Mas a decisão do STF, passando a decisão para o presidente Lula, pode ser a melhor neste momento histórico. Vai ajudar a definir o conceito de governo do lulo-petismo, com Lula sendo obrigado finalmente a tomar uma decisão de fato e arcar com as responsabilidades.

Em sua passagem recente pela Itália, Lula foi questionado por Massimo D'Alema sobre a decisão quanto à extradição de Battisti. Os dois se reuniram para discutir os rumos da esquerda no mundo. Lula é esperto o suficiente para ter entendido que o seu rumo político no mundo depende desse caso. D'Alema foi líder comunista italiano e hoje é uma liderança importante da esquerda européia.

Está claro que parte expressiva desta esquerda quer Battisti cumprindo pena na Itália. Só a esquerda abrigada no PT não percebe que é uma fria política manter-se ligado a criminosos que tentam inocentar seu passado por meio da política. Falo aqui inclusive de gente que busca aplicar um golpe na História fingindo-se de lutadores pela democracia depois de ter tentado implantar regimes criminosos por meio do terrorismo e da guerrilha.

D'Alema levou a Lula uma posição favorável à extradição, o que bota por terra a conversa fiada de Tarso Genro e do lulo-petismo sobre uma conspiração da direita italiana contra Battisti. A coisa ficou até engraçada: se Lula decidir contra a extradição ficará mal com a direira e a esquerda européia.

Na conversa com D'Alema, o presidente Lula foi o Lula de sempre. Fugiu do assunto. O dirigente político italiano disse o seguinte sobre a posição do presidente brasileiro: “O presidente me explicou que a questão está nas mãos dos magistrados. Caberá à magistratura decidir nos próximos dias”.

Está aí. Lula estava rezando para que o STF tirasse o pepino italiano de suas mãos. Daí ficaria bem com todos e falando mal das posições divergentes nas conversas reservadas com grupos contra e grupos a favor da extradição. É o cara de sempre, como todos sabem.

Com diz a rapaziada, o STF foi na veia: Lula está colocado em uma situação que terá com certeza desdobramentos internacionais. Se ficar com o criminoso Battisti protegido sob suas asas alinha-se definitivamente no time de gente como Hugo Chávez, assume de vez seu papel subalterno na política da região. Terá sempre sobre sua figura a lembrança desse ato que para muitos não é justo, sendo até vil em muitas opiniões.

E o problema maior é que sua história ficará ligada à história de Battisti., um assassino covarde. Até que um dos dois morra, Lula torna-se responsável pelo que o italiano fez e pelo que ele fará no futuro. E ficando solto, ainda mais no Brasil, eu não tenho dúvida alguma que Cesare Battisti vai fazer muita besteira.
........................
POR José Pires

Nenhum comentário: