quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Jota e os esclarecimentos

Um comentário:

Newton Moratto disse...

CHUTE

Na entrevista que Lula deu sobre o apagão sobressaiu uma boa e importante pista de como costuma tratar as questões e os assuntos nos quais é chamado a dar explicações. Deve decidir do mesmo modo. E sempre na linha das metáforas futebolísticas que tanto preza ao proferir seus discursos.
O presidente disse que “nos últimos sete anos nunca se investiu tanto em energia como atualmente. Segundo ele, ainda não foi identificado o exato local onde houve o problema de transmissão.” Disse que [sobre o apagão] não “vai chutar sobre este assunto” (Jornal Nacional – Rede Globo 11/11/09), que poder ser visto aqui http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1157979-7823-GOVERNO+SE+REUNE+PARA+DISCUTIR+CAUSAS+DO+APAGAO,00.html).
Lula “não vai chutar NESTE ASSUNTO”. Nos outros assuntos então ele pode chutar. Em temas como o apagão não pode chutar, nos demais não há problema algum em chutar. Para Lula só o blecaute é importante. Mensalão, extradição de um bandido italiano (é hoje o julgamento no STF), pré-sal, o desgate que sofre as instituições em geral por responsabilidade do lulo-petismo e aliados (Sarney, Color, Renan), e tantas outras coisas, tudo isto é passível de se “dar um chute”. Só não entendo o modo como Lula classifica hiearquicamente aquilo que considera importante. Qual a razão de só o apagão ocorrido estar revestido desta característica e ser digno de elevado à categoria dos temas não merecedores de se dar chute?