quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Rodando como eles gostam

“O Brasil está na direção certa”. Tem muita gente no exterior animada com o governo Lula. E a frase é de um desses fãs do estilo do lulo-petismo. Os poderosos fazem questão até de patrocinar prêmios para expressar sua satisfação, como foi com o Prêmio Chatham House que Lula foi pegar em Londres na semana passada. Publiquei aqui a lista dos patrocinadores da premiação, mas outra boa expressão do fato são as fotos dos banqueiros confraternizando com o presidente da República na entrega do prêmio.

Teve uma época em que o PT achava um horror esse negócio de banqueiro premiando político. Imaginem o que a oposição faria se um banqueiro patrocinasse um prêmio dado ao presidente da República se este presidente se chamasse Fernando Henrique Cardoso. Ou Serra, por que não? Um já foi presidente e sentiu na pele o que é ter o que hoje está em falta no Brasil: oposição. O outro pode vir a ser presidente. E aí o Brasil verá novamente o que é oposição.

Por enquanto está uma calmaria. Os presidentes dos bancos patrocinadores fizeram questão de viajar para Londres para dar um abraço no premiado. Estavam satisfeitos, mas verdade é que estão assim no Brasil em qualquer situação, pois nunca se viu neste país banqueiros mais satisfeitos com um presidente. E não é pra menos.

Nossos comerciais, por favor: vamos falar de apenas dois patrocinadores. O Santander anunciou um lucro de US$ 9,9 bilhões nos nove meses deste ano. O Brasil contribui com 20% dsta bufunfa. O restante da América Latina entrou com 15% do lucro e o Reino Unido com 16%. Já o Bradesco fechou o terceiro trimestre com lucro líquido de 1,81 bilhão de reais.

Um cara como Lula merece mesmo ser premiado. Este é o rumo certo, como disse o presidente da Pirelli. O italiano Marco Tronchetti Provera falou o que os maiorais internacionais pensam. É claro que um fabricante de pneus tem que aplaudir um governo desses. E aplaudir de pé.

Provera também ficou famoso pelos escândalos em que esteve envolvido. São questões de espionagem área da telefonia, que ele sempre negou, é claro. Não deve ter visto nada, mesmo sendo presidente da Telecom Itália, empresa acusada de espionagens que teve até o brasileiro Daniel Dantas no rolo.

“O Brasil está na direção certa”, é claro. Com os pneus do Provera.
........................
POR José Pires

Um comentário:

Ana disse...

Na direção certa e rodando com dinheiro do nosso bolso.