quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Agora vai

Eu achava que para o ministério da Cultura o deputado Tiririca caia bem, mas um Holanda também não é pouca coisa. Entre tantas cotas fica estabelecida uma Cota Chico Buarque. Eu até acho que a família podia dar muito mais samba no ministério das Relações Exteriores, já que o compositor trouxe um novo conceito para ser agregado ao conceito do olho no olho ditado por Lula para relações como as tidas com o iraniano Ahmadinejad. Chico veio com a diplomacia da fala fina e da fala grossa, ele que por anos tem falado bem fino com a ditadura cubana.

Com Fidel Castro ele sempre usou falsete de Milton Nascimento, apesar de que nunca se viu Chico usar a voz grossa de um Dorival Caymmi para falar com poderosos países capitalistas. O compositor tem apartamento em Paris, onde todo ano passa temporadas até de meses. Não tem casa em Cuba, país que parece não fazer muita questão frequentar. Chico nunca foi visto se metendo a falar grosso sobre direito de imigrantes ou qualquer pendenga, das muitas que o governo de Sarkozy tem com os estrangeiros que residem na França. Sobre essas coisas ele não fala nem fino nem grosso. Se cala por detrás de um de um cálice nalgum bistrô de Paris, dizem que acompanhado de um jabuti.

Mas voltemos ao ministério da Cultura, bem posto nas mãos de uma Holanda, ou Hollanda, a Ana com um estranho“l” a mais, a ministra irmã de Chico Buarque. Está dentro da normalidade depois do pai, Sérgio, virar nome de navio. Aliás, é perda de tempo apontar qualquer anormalidade num governo que dá para um navio o nome de Sérgio Buarque de Holanda para um navio e o nome da mãe do Lula para uma universidade.

Já que a petezada queria um artista, reitero que o ideal era o Tiririca, com muito mais serviços prestados ao governo petista, entre eles o de levar para o Congresso Nacional o delegado Protógenes e sua pasta preta. Mas sua excelência, a irmã do Chico Buarque, também é uma escolha à altura de mais este governo petista que vem aí.
........................
POR José Pires

Nenhum comentário: