quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

É a cara do pai

Um jovem pode muito bem dar um exemplo moral para gente muito mais velha. E isso pode acontecer até com quem tem fama de molecão. Observando a atitude do jogador Reinaldo assumindo a paternidade de uma criança de 5 anos, o que ele fez há poucas horas numa mensagem em seu Twitter, lembrei da postura bem diferente do vice-presidente José Alencar em relação ao processo de paternidade de Rosemary de Moraes, que alega ser sua filha, de um relacionamento que ele teria tido com a enfermeira Francisca Nicolina de Morais, em 1954, em Minas Gerais.

O processo já tem dez anos, de tanto que Alencar buscou protelar o caso com seus advogados. Em agosto deste ano, ao negar mais dois recursos na ação de investigação de paternidade, o juiz José Antônio de Oliveira Cordeiro, até acusou o vice presidente de litigância de má fé.

O juiz qualificou de "protelatórias" e "desrespeitosas para com a Justiça" as sucessivas apelações da parte de Alencar.

Só aos 42 anos Rosemary soube quem era seu pai e isso, segundo ela, numa conversa casual com a mãe, já falecida, que nunca teve o interesse de ir à Justiça reivindicar seus direitos. Ela sempre cuidou sózinha da filha e jamais procurou reparação ou qualquer tipo de ajuda com José Alencar.

Isso não evitou que o vice-presidente fosse grosseiro ao comentar o caso em público. Ele acusou a mãe de Rosemary de frequentar na época a zona do meretrício e disse o seguinte em entrevista no programa Jô Soares: “Se fosse assim, todo mundo que foi à zona um dia pode ser pai. São milhões de casos de pessoas que foram à zona, só que grande parte desses casos não tenham sido objeto de interesse, nem político nem econômico”.

Imaginem como isso ficaria no Twitter do vice-presidente, caso ele tivesse um. Nada cavalheiresco, não? E nem um pouco em conformidade com a imagem de bonachão com a qual ele fez carreira na política. E cabe lembrar que o vice-presidente ofende alguém que criou sózinha uma filha durante mais de 40 anos sem pedir coisa alguma dele, que é um dos homens mais ricos do país. A ação foi feita pela filha depois que a mãe morreu.

Alencar também se nega a fazer o exame de DNA e para isso tem uma curiosa justificativa. Segundo ele o exame não é 100% seguro. Bem, então é 99% e ele tem servido para muitos homens assumirem legalmente filhos pelo mundo afora. Ainda bem que uma tese dessas não pode servir para criar jusrisprudência internacional para fugir de responsabilidades.

Mas tirando esse absurdo, existem outras maneiras de identificar a cria, o que o jogador Ronaldo escreve de forma até bonita em seu Twitter. Não deve ser difícil identificar um filho do Ronaldo e esse também é o caso de Alencar com aquela sua carantonha.

Vejam acima a senhora que exige que Alencar assuma sua paternidade. Não é a melhor herança que um pai pode deixar para uma filha, mas ela é a cara dele. Um exame de DNA com a confirmação serviria só para fortalecer o que o coração de um pai pode muito bem indicar. Mas para isso é preciso ter sentimentos, não?
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: