quarta-feira, 28 de março de 2012

O combatente que não é virtual

As redes sociais costumam ser palco de muita valentia. Sempre virtual, é claro, pois as campanhas na internet raramente põem em risco algo de quem se mete em manifestações que se dizem a favor da liberdade de expressão, contra a corrupção e tantas outros temas que de vez em quando surgem como se fossem ações transformadoras, mas que de fato mal ultrapassam os limites da tela do computador.

A coragem humana só pode ser reconhecida quando atua sobre a vida real. E aí é preciso mesmo bravura para encarar a situação e dar a opinião abertamente. Eu penso que um exemplo disso foi o cubano que nesta segunda-feira em Cuba gritou "abaixo o comunismo, abaixo a ditadura" próximo ao altar onde estava o Papa Bento XVI. Para ver a cena, clique aqui

Independente do que se pense da manifestação política feita por esta pessoa, está aí alguém que realmente se dispôs a fazer acontecer. Mesmo quem defende o regime cubano terá de concordar comigo que no aspecto da atitude pessoal como uma força política transformadora o cubano que deu o grito isolado merece um curtir.
.....................
POR José Pires


....................
Imagem: Em imagem extraída de vídeo, depois de gritar "abaixo o comunismo, abaixo a ditadura" um homem é detido por agentes policiais cubanos, em um protesto corajoso que vai muito além de qualquer gesto virtual.



Nenhum comentário: