sexta-feira, 23 de março de 2012

O lamentável Ciro Gomes

Dos políticos com maior destaque na imprensa, Ciro Gomes é o mais lamentável. Sei que a afirmação parece exagerada em razão da má-qualidade generalizada entre os nossos políticos, mas acontece que o ex-deputado junta tudo o que a política brasileira tem de muito ruim à uma grosseria pessoal que é bastante perigosa num país como o nosso, com a democracia sempre instável e as pessoas cada vez mais violentas.

Vou dar um exemplo com um político que todos que entram aqui com certa frequência sabem que não gosto: o ex-presidente Lula. Entre Ciro Gomes e Lula não vejo diferença na postura política referente ao jogo sujo da política e até na questão da honestidade pessoal. Os dois se acomodam perfeitamente no mesmo saco.

Mas acontece que o Lula não ameaça de agressão as pessoas de cima de um palanque e nem desce para resolver as coisas na briga, como Ciro Gomes costuma fazer em meio à multidão, ameaçando inclusive a integridade física de pessoas mais fracas, como as crianças e idosos. Sei que Lula não faz mais que uma obrigação não partindo pra violência como é o costume do colega, mas na tragédia que é a nossa política isso tem que ser visto como uma qualidade.

Não só por isso, é claro, mas o Ciro Gomes sempre foi o mais lamentável dos nossos políticos. Porém, eu tinha um certo respeito à uma única postura dele, que era a relação estável com Patrícia Pillar. Sempre tive uma simpatia muito grande por esta atriz, que me parece uma profissional séria, bem distante daquela ostentação que é comum em estrelas da Rede Globo.

Pois sapeando agora há pouco pela internet leio no site do jornal Extra, do Rio, que os dois se separaram. Como costumo fazer com toda notícia, fui dar uma pesquisada e até fico sabendo também que estou atrasado na novidade. Tem site falando da separação desde o início do ano. Mas hoje o Extra avança bastante no assunto. Conta que Ciro Gomes trocou a atriz por uma moça de 26 anos da alta sociedade cearense. E o Extra conta também, bem do jeito deles, que o namoro "já subiu no telhado".

Bem, se não subiu no telhado, não vai precisar de escada para logo estar lá. Fico imaginando uma moça de 26 anos aguentando o Ciro Gomes falando do Serra o tempo todo. Com o Ciro Gomes ao lado qualquer mulher deve se sentir como a Dona Flor, sempre com dois maridos.

Mas o fato é que a Patrícia Pillar não precisa mais aguentar esse papo. Os dois se separaram, o que me libera também desse resquício de respeito pelo político cearense. Agora sim, ele é o mais lamentável político brasileiro.
.....................
POR José Pires


....................
Imagem: A bela Patrícia Pillar vai ter, enfim, um descanso merecido do ex-deputado Ciro Gomes. Dele e do Serra, é claro.

Nenhum comentário: