sábado, 5 de maio de 2012

Espanha por baixo

No lloren por España. A crise por lá é braba. De passagem pela Argentina acompanhado do colega Joan Manuel Serrat, o cantor Joaquin Sabina definiu bem do seu jeito a situação em seu país: “España está como el culo”. Acho que não precisa traduzir, não é?

A situação está mesmo feia na Espanha mas ninguém precisa chorar por eles porque o espanhol vem encarando sem subterfúgios a crise, com a sinceridade que dá pra notar na fala de Sabina. Isso é importante para atacar qualquer problema e indispensável quando é uma questão coletiva.

O El País publicou a fala de Sabina do jeito que está aqui. Não atenuou sua definição dura com eufemismos, como se faz num país que vocês devem conhecer bem, onde quando se fala em crise é só para dizer que nós somos melhores que o resto do mundo.

Não chorem também pela Espanha porque eles mantêm uma cultura forte, vibrante, da qual Serrat e Sabina (vou falar deles acima) são dois bons exemplos na área da música. A Espanha é um país de valores culturais fortes. E um país assim não tem crise que passe por cima.
.....................
POR José Pires


....................

Imagem: O cantor espanhol Joaquin Sabina fala claro sobre a situação de seu país.


Nenhum comentário: