sexta-feira, 4 de maio de 2012

Sem mudanças de código algum

É patético o apelo que corre pela internet para que a presidente Dilma Roussef vete o Código Florestal. Além da ingenuidade da falta de percepção de que haverá de fato alguns vetos que já fazem parte de um jogo político premeditado, acho também muito triste este apelo a gestos de força do Executivo que aparece toda vez que o Legislativo não atende a interesses deste ou daquele setor.

Vejo o Código Florestal também sendo superestimado no debate ecológico no Brasil. O problema do país é a falta de atitudes práticas na área, inclusive no planejamento e na criação de estruturas de qualidade para a exploração dos nossos recursos naturais. E para a defesa da nossa natureza e o melhor uso dos nossos recursos existem leis às pencas, sobre as quais não existe fiscalização e muito menos a ação da Justiça.

Mesmo se fizessem um novo Código Florestal com defesas perfeitas do meio ambiente brasileiro, o efeito seria o mesmo do Código anterior, que aliás tem boas regras: nenhum. Não adianta criar leis no Brasil se não houver uma mudança do hábito de não aplicá-la de fato.
.....................
POR José Pires

Nenhum comentário: