quarta-feira, 2 de maio de 2012

O jogo dos juros

A queda de juros é o bode na sala do governo do PT. Estão lucrando políticamente com a baixíssima queda nos juros e olha que nem foi preciso tirar o bode da sala. Como propaganda política foi possível até encenar a baixa que os banqueiros deram por conta própria. É óbvio que isso é efeito de um acordo político com o governo, mas parece que a presidente Dilma Rousseff está conseguindo passar a imagem de que foi resultado da força de seu governo.

O Brasil ainda está com os juros lá em cima. Está em segundo lugar no mundo, perdendo só para Rússia. E os bancos estão muito felizes em solo brasileiro, até porque banqueiro não lucra só com os juros. O Brasil tem taxas de serviços de banco que em países decentes seria um escândalo se fossem cobradas, ainda mais nos altos níveis daqui.

O ranking em que o Brasil é vice-campeão de juros tem apenas 40 países. Na campeã Rússia o juro real é de 4,2% e no vice Brasil o índice é 3,,4%. Para se ter uma idéia de como os juros são altos por aqui, no Chile é de 1,2%. Na Colômbia é 1,8%. E no México é de 0,7%.
.....................
POR José Pires


....................

Imagem: Nossa equipe de arte de um só mostra no gráfico que o bode dos juros altos continua na sala.


Nenhum comentário: