quarta-feira, 2 de maio de 2012

Festa em Paris

O jornal Extra, do Rio de Janeiro, é conhecido por fazer capas muito boas usando humor. A de ontem, Dia do trabalho, acertou em cheio na relação da situação lamentável dos trabalhadores no país com a farra dos políticos brasileiros. A foto da farra do secretário de Saúde em Paris é uma das imagens de vídeos que vêm sendo publicadas, de festas de autoridades do governo Rio de Janeiro, em 2009 em Paris, com a presença do empresário empreiteiro Fernando Cavendish, dono da Delta, empresa envolvida com o bicheiro Carlinhos Cachoeira.

A farra teve a presença de secretários estaduais e também do governador Sérgio Cabral (PMDB). O grupo esteve em restaurantes caríssimos de Paris, como o Le Louis XV-Alain Ducasse e o L’Espadon, do Hotel Ritz, um dos mais caros da Europa. Uma frase dita num dos vídeos dá a entender que eles estiveram também jogando em cassinos. E adivinhe quem pagou a conta? Na eufórica festa o governador fazia piadas em meio às encenações filmadas pelo celular de um misterioso conviva.

Numa das cenas, enquanto dois dos colegas faziam micagens para a câmara, Sérgio Cabral diz: "Então, dá um beijo na boca, vocês dois". Noutra cena, o governador diz para a mulher de Cavendish, que está sendo filmada: "Abre essa boca aí".

É impressionante a intimidade entre o governador e o dono da Delta, empreiteira que investigações da Polícia Federal mostram como financiadora de empresas fantasmas criadas pelo bicheiro Carlinhos Cachoeira.

As imagens explicam bem as desesperadas tentativas da base aliada do governo do PT para tirar a empreiteira Delta da mira da CPI do Cachoeira. Cavendish transita entre vários poderosos políticos brasileiros com a mesma intimidade que mostra na festa com o governador do Rio.

Sua empreiteira, a Delta, tem negócios com outros governos e muitas obras também com o governo de Dilma Rousseff, assim como teve com Lula. A festa é geral. E não podemos esquecer também que Cabral é aliado de primeira hora do PT, sempre trocando abraços em festas públicas com Lula e com a presidente Dilma Rousseff.
.....................
POR José Pires

Nenhum comentário: