segunda-feira, 11 de junho de 2012

Ivan Lessa e o espírito criativo de O Pasquim

No texto sobre a morte do Ivan Lessa que publiquei ontem eu disse que ele foi essencial no espírito de “O Pasquim”, este jornal tão especial e já esquecido entre as tantas precisosidades que o brasileiro deixa para trás. Uma das suas melhores frases, que também já citei, é aquela em que ele diz que "a cada 15 anos o brasileiro esquece o que aconteceu nos últimos 15 anos".

Ivan Lessa escreveu isso na década de 70, quando o golpe militar de 64 já estava com mais de dez anos. De lá pra cá o período da perda de memória até se estreitou. Hoje em dia, com menos de cinco anos o brasileiro já perdeu a noção do que se passou em seu país. Muitos não lembram nem em quem votou para vereador ou deputado.

Então como é que o brasileiro vai lembrar o que foi "O Pasquim"? Muitos identificam este semanário como um jornal de humor, mas isso não caracteriza de forma alguma o significado para o Brasil desta publicação genial.

O Brasil teve com com a ditadura militar um dos ciclos mais cretinos da nossa história. Quando se fala hoje em dia daquele tempo, costuma-se lembrar mais a violência política contra a democracia e por isso fica muito em segundo plano ou nem é citado o conservadorismo instalado por aqui na cultura e no comportamento.

E como depois da ditadura a nossa democracia teve um desenvolvimento caótico, acabamos em um país de baixa qualidade política e cultural. Daí, existem até algumas pessoas fazendo um revisionismo histórico fraudulento, buscando destacar qualidades na ditadura militar. Nunca acredite numa tolice dessas.

A época da ditadura militar foi das mais idiotas que já houve em nossa história. Com o apertão de ferro na política veio também o apertão no comportamento dos brasileiros, com os militares querendo legislar e impor suas ordens até sobre o biquini das moças ou sobre o jeito de falar, namorar e, claro, fazer sexo.

Evidentemente juntaram-se em torno do golpe de 64 um conjunto de instituições reacionárias que tinham como objetivo básico o controle da vida das pessoas.

Entre essas forças retrógradas estava a Igreja Católica. Todo mundo se esquece, mas durante a ditadura a Igreja torrou a paciência da sociedade brasileira com várias questões, entre elas o divórcio. Impuseram durante anos este dogma católico para todos os brasileiros. E para isso contaram com os militares. Imagine um país onde os militares e os padres é que decidem como você deve se comportar. O Brasil era assim.

E aí é que entra "O Pasquim", com uma influência política e cultural que nenhum outro outro órgão de imprensa teve neste país. Aquela redação genial foi trazendo uma abertura na linguagem e no comportamento que foi um alívio naquele país fechado. E é claro que isso só podia ser feito por meio do humor. E nisso é que Ivan Lessa foi um craque, pois tinha uma habilidade como poucos para interferir de forma criativa revelando o rídiculo das convenções impostas de cima.

Ele editava, pautava, escrevia enredos de fotonovelas, criava capas, bolava piadas com fotos e gravuras, bolava cartuns e personagens, criava quadrinhos junto com o Jaguar. Enfim, ele fazia o diabo naquela redação. No humor, tinha um jeito tal para a coisa que com uma legenda de foto fazia o jornal crescer em qualidade e o leitor dar gargalhadas da hipocrisia que tinha tomado a faixa presidencial nas armas.

Naquele tempo, meus meninos, até uma bunda na capa do jornal era uma luz no cotidiano opressivo. Mas para isso era preciso ter criatividade e humor. E se não tivesse alguém como o Ivan Lessa para fazer isso lá atrás com tanta genialidade, com certeza teria sido bem mais difícil viver no Bananão.
.....................
POR José Pires


....................

Imagem: Ivan Lessa num recorte de texto de humor de "O Pasquim" fazendo de conta que era um turista no Rio de Janeiro.


Nenhum comentário: