quinta-feira, 28 de junho de 2012

Porrada no bom senso

Por força de interesses comerciais ultimamente o MMA virou moda no Brasil. Como a Rede Globo detém os direitos no Brasil da UFC. a emissora tem feito o conhecido esforço para aumentar o interesse na luta, que nada mais é que um vale-tudo bastante violento. Até em enredo de novela arranjaram espaço para a troca de sopapos.

MMA não é esporte, mas o tamanho peso do dinheiro que gira em torno dos eventos vem fazendo até canais esportivos darem falsamente esse status à luta. A grana que a propaganda traz também faz com que os demais meios de comunicação explorem o assunto sem nenhum interesse na discussão sobre o impressionante clima de violência que envolve até o marketing dos eventos.

Hoje em dia um bullyng entre crianças no pátio de uma escola pode virar uma comoção nacional, mas poucos chamam a atenção ao fato do país não estar precisando nem um pouco da pesada forçação de barra para impor uma luta que estimula os piores instintos de violência. Mas isso não é surpresa, apesar de que não deixa de assustar. Dá até pra entender essa incoerência nos meios de comunicação, onde o interesse da grana costuma eliminar qualquer outro tipo de responsabilidade, mas socialmente isso parece uma esquizofrenia coletiva.

O clima de violência fica muito claro nas encenações públicas entre duas estrelas do MMA, que andam acontecendo por que os dois vão fazer uma luta no mês que vem. Como o americano Chael Sonnen e o brasileiro Anderson Silva vão trocar porradas, seus empresários vieram com a manjada jogada de atrair mais público fazendo um marketing da rivalidade.

E na minha opinião o resultado acabou sendo até educativo. A discussão pública entre os dois lutadores vêm expondo de forma explícita a base conceitual violenta desse tipo de luta. Anderson Silva tem falado que vai “quebrar todos os dentes” do adversário, além de outras considerações próprias de uma briga de rua. Por seu lado, Chael Sonnen contribui no bate boca com um nível parecido.

Até o futebol brasileiro acabou entrando na grosseira encenação. Como Silva tem ligação com o Corinthians, algum marqueteiro instruiu Sonnen para trazer para a briga o rival Palmeiras. E nisso foi ajudado até pela diretoria do clube, que deu para o lutador americano uma camisa do Palmeiras. Num dos vídeos mais estúpidos disponíveis na internet, vestido com uma camisa palmeirense o americano derruba com violência um boneco caracterizado como torcedor corintiano.

E aqui temos a esquizofrenia de que falei. Já é grande a violência que temos hoje entre os torcedores e ainda aparece agora um brutamontes vestido com a camisa de um grande time dizendo que vai dar porrada no adversário que torce para outro time. Mas é desse jeito que vem sendo conduzida a coisa, com a complacência cúmplice dos meios de comunicação e, por extensão, de grande parte dos brasileiros.

E é claro que tirando o lucro de poucos, coisa boa é que isso não vai dar. Mas é assim: quando os interesses são movidos apenas pelo dinheiro o prejuízo acaba sendo sempre muito grande.
.....................
POR José Pires


....................

Imagem: O lutador Chaen Sonnen derruba um boneco caracterizado como torcedor corintiano. E vestido com a camisa palmeirense ele ainda fala que vai "destruir" o adversário, numa luta "de Palmeiras contra Corinthians".


Nenhum comentário: