terça-feira, 19 de março de 2019

As más companhias do governo Bolsonaro

Muitos já escreveram no Brasil sobre os equívocos do governo de Jair Bolsonaro nas relações externas, área de extremo risco porque paga-se em curto prazo o custo de erros, com o prejuízo batendo direto nas contas do país e na sua segurança. Perde-se dinheiro e são atraídos perigos dos quais até agora estivemos livres, mas que aparentemente andam muito próximos. O Brasil já é citado até em carta de terrorista que mata 49 pessoas na Nova Zelândia.

E as más companhias agora são de responsabilidade e de Bolsonaro, sua equipe e sua família. Sem dúvida, nisso o ciclo de governos do PT errou demais, mas não faz sentido bolsonarista ficar justificando dificuldades absurdas de gestão apelando para a comparação com o desastre que o partido do Lula foi para o país .

Nas relações externas o governo Bolsonaro só vem dando bola fora. Uma demonstração do quanto eles estão errados veio de um alerta recebido no Estados Unidos, durante a viagem oficial para o encontro com Donald Trump. O tema foi o vínculo forte com Steve Bannon.  O recado foi para Eduardo Bolsonaro, que atua internacionalmente com a desenvoltura de um chanceler, aproveitando-se da condição de ser filho do presidente da República.

A puxada de orelha não foi de nenhum esquerdista. O aviso em tom muito sério foi de Roger Noriega, influente anticastrista. Ele é embaixador e foi homem forte da diplomacia latino-americana no governo George W. Bush.

Ele disse o seguinte: “Suponho que ele saiba que Bannon entrou em desacordo com a Casa Branca e com a família do presidente. Obviamente ele é um adulto e pode escolher seus amigos. Mas eu acho que seria bom passar mais tempo ampliando seu círculo e encontrando mais aliados, trazendo mais amigos para a causa de uma boa relação bilateral”.

Novamente cabe dizer que isso já foi dito muitas vezes por aqui, em nosso pais, mas é claro que vale a correção feita por alguém de fora com muita experência no ramo, apesar de eu achar que ele também não será ouvido. A relação incondicional e até apaixonada da família Bolsonaro com Bannon é muito parecida com a extrema proximidade de Lula e Dilma Rousseff com Fidel Castro. Já escrevi sobre isso e expus minha suspeita de que existe uma pesada dívida que sempre manteve a esquerda de rabo preso com a ditadura cubana.

Também é de se desconfiar que o grude entre os Bolsonaro e Bannon — que envolve inclusive Olavo de Carvalho — tenha a ver igualmente com coisas que ficaram em haver. Não vou especular montantes sobre tais obrigações, mas com certeza é um compromisso que pode ficar pesado para o Brasil.
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: