quinta-feira, 16 de maio de 2019

As ilusões do bolsonarismo no poder

Uma das coisas que procuro fazer quando acontece um lance político importante deste governo, como a audiência na Câmara com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, é dar uma sapeada no material que o esquema subterrâneo do bolsonarismo espalha depois pelas redes sociais. Por este meio é possível não só avaliar a percepção que o bolsonarismo vem tendo de seus próprios problemas como também pode-se prever erros futuros.

E tudo indica mais atrapalhação vindo por aí. Logo que o ministro Paulo Guedes andou tendo aquelas encrencas no Senado e na Câmara, quando exercendo em plenitude sua arrogância e inabilidade política, quebrou o pau com parlamentares na própria casa deles, também corri para ver o que o bolsonarismo espalhava pela internet. Estavam naquela mesma toada, como o marketing tosco do supremo vencedor de batalhas. O texto é sempre na linha de “Paulo Guedes arrasa fulano” ou “Paulo Guedes cala não-sei-quem” e por aí vai.

A impressão é que o bolsonarismo tem como equipe de comunicação política uma porção de moleques viciados em internet que são instruídos para dar uma força a ministros e parlamentares amigos do governo. O primarismo tem sua origem em um equívoco de campanha, fortalecido pela impressionante vitória obtida: eles tem toda fé que Bolsonaro se elegeu devido à genialidade política do grupo que o cercava e a extrema capacidade de comunicação deles todos, incluindo o candidato.

Ocorre que não foi este o motivo do Brasil ganhar este este presidente inviável. Mas já ficou tarde para que entendam como foram para o poder. E nesta incompreensão terão dificuldade de mantê-lo. É uma das razões da manutenção do mesmo espírito da campanha, na continuidade da propaganda tosca. A ilusão de vitória política que tiveram com as lamentáveis performances de Paulo Guedes no Senado e na Câmara se repete agora na avaliação do desastroso embate do ministro da Educação com os deputados, que foi ainda mais negativo para o governo. E como esse pessoal se nutre basicamente do que eles mesmos espalham pelas redes sociais, Weintraub deve estar se achando o máximo. Pode-se prever que ainda darão muitas outras cabeçadas.
.........................
POR José Pires

___________________
Imagem- A foto da deputada Joice Hasselman levando o ministro da Educação pela mão feito
um estudante indo para a sabatina é de Fabio Rodrigues Pozzebom, Agência Brasil

Nenhum comentário: