sábado, 4 de maio de 2019

Nova York, um amor de cidade

Nesses dias em que Jair Bolsonaro deve estar sentido muito ódio por Nova York, lembrei de um dos logotipos mais importantes do Século 20, uma declaração de amor à cidade. O trabalho gráfico passou depois a influenciar a comunicação mundial. Ao contrário de Bolsonaro, milhões de brasileiros deve estar amando o que Nova York fez nesses dias, então vamos lá.

É esta imagem que publico aqui, criada por Milton Glaser, um dos grandes artistas gráficos que já existiu e também grande desenhista, criador outras imagens também muito marcantes. É um dos modernizadores da ;e comunicação de massa, genial ilustrador e publicitário, um dos bambas que no século passado movimentaram o mundo com sua criatividade.

O logotipo fez parte de uma campanha publicitária de 1977 para promover o turismo em Nova York, que teve também uma música, da autoria de Steve Karmen. A música é competente, mas o que ficou mesmo foi logotipo, para o qual foi usada uma tipologia que era novidade na época, a American Typewriter, inspirada nos tipos de máquina de escrever — a fonte foi criada em 1974 por Joel Kaden e Tony Stan.

Cabe apontar que era dessa forma que a gente escrevia nesses tempos distantes do computador e ainda mais da internet, batendo letra por letra as frases na fita da máquina, que passava para o papel o que pensávamos.

A grande sacada de Milton Glaser foi a colocação do coração formando a frase. Esse grande artista, atualmente com 89 anos, deu ali o toque inicial do uso da imagem do coração, depois transferida para uma diversidade de formas de comunicação. O logotipo declarando amor a Nova York virou um dos ícones mais famosos do mundo.
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: