quinta-feira, 30 de maio de 2019

Barack Obama traz uma ideia interessante ao Brasil

Barack Obama está em visita ao Brasil e deu palestra em São Paulo, nesta quinta-feira. O ex-presidente americano criticou políticas liberais, afirmando que empresários e políticos conservadores da América Latina precisam entender que não existe mercado eficiente sem um bom Estado. Obama disse que "empresários deveriam ficar felizes em pagar impostos".

Para fortalecer sua opinião, Obama fez um desafio que parece até uma ironia na situação atual da nossa economia. 'Quem não gosta de pagar impostos deveria mudar para um país em que o Estado não funciona para ver como é", ele disse. Bem, no nosso caso não precisamos sair do nosso país para saber da condição de um lugar onde o Estado não funciona.

No Brasil, reclama-se demais de impostos e fala-se menos da falta da ação do Estado para que um país ande pra frente. Claro que Obama fala do imposto como um investimento para que os negócios sejam bem sucedidos e também é evidente que ele usa como exemplo tributos bem aplicados. Ele citou a Finlândia, onde professores recebem o mesmo salário de médicos. "Eles entendem a importância de formar para o futuro", disse o ex-presidente.

Nesta formação é que está a chave da prosperidade. A lição é antiga, mas sempre é bom repetir. Falando sobre educação, Obama citou o investimento em ensino público como um estímulo importante do Estado para garantir o crescimento da economia e consequentemente do sucesso nos negócios.

E de onde mais sairia o dinheiro para este investimento? De uma parcela deste sucesso, é claro, Para o Estado, em seguida, dar continuidade ao movimento, com investimento em infraestrutura, educação, criando um ambiente próspero para todos. Como motor desse progresso Obama apontou exatamente o fornecimento de infraestrutura e educação para os mais pobres, lembrando que isso não é caridade, mas algo necessário para o desenvolvimento de um país. Num país como o Brasil, com cada vez menos consumidores, está aí um ponto que nossos "liberais" levam pouco em conta.

Claro que no grau de ensandecimento em que está o debate público em nosso país, vai aparecer muita gente dizendo que Obama é comunista, mas a mensagem que ele trouxe ao Brasil nada mais é do que o velho capitalismo. É verdade que com uma grande dose de inteligência e bom senso, mas não é preciso que ninguem se alarme: é apenas capitalismo.
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: