sexta-feira, 28 de junho de 2019

A Espanha dá uma mão amiga para o Mercosul

Se deve aos esforços da Alemanha e da Espanha o acordo comercial finalmente fechado nesta sexta-feira entre o Mercosul e a União Européia, depois de décadas de negociações. Foram esses dois países que atuaram para vencer a forte resistência de governantes que temem os efeitos do acordo sobre o setor agrícola da Europa.

Esta é a abertura de um mercado de altíssima importância estratégica e de grande poder aquisitivo, podendo permitir ao Brasil fugir da dependência de sua balança comercial com determinados países, entre esses a China. Além das vantagens comerciais, existe a chance da criação de associação técnica e cultural com um continente altamente desenvolvido, que sempre dispôs da melhor qualidade em arte e tecnologia.

Foi principalmente da Espanha a insistência que impulsionou este acordo histórico. O governo espanhol organizou uma carta favorável ao pacto e articulou sua assinatura por vários países. A iniciativa da carta foi do presidente espanhol, Pedro Sánchez, que é do Partido Socialista.

O empenho do socialista é uma demonstração de pragmatismo que poderia servir como uma lição política para Jair Bolsonaro, que desde que assumiu o governo vem acenando no plano internacional para políticos de direita que só rendem encrencas e idiotices ideológicas.
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: