quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Lendo com olhos alheios

Agenda do Lula. Nela tem alguém que aparece com freqüência e é sempre com estranhamento que leio seu cargo, senão o maior da República, mas pelo menos o mais carregado de pompa. Parece coisa de filme de humor. É Clara Ant, a, peraí, vou colocar aspas, “chefe de Gabinete-Adjunto de Informações em Apoio à Decisão do Gabinete e Atendimento do Presidente da República”.

Apoio à decisão? Bem, acho que menos quando ele acorda invocado e decide telefonar para o presidente George W. Bush, porque não deve dar tempo de reunir o gabinete para avaliar sua decisão, se é que o cargo de Ant não é apenas de “apoio à decisão” do presidente da República, sem a função de avaliação. Aí, então, está certo. É só apoiar o Lula: "está certo, presidente, esse Bush tem mesmo que ouvir umas verdades de vez em quando".

Nesses dias pelo menos ficou clara uma parte da função da, lá vai, “chefe de Gabinete-Adjunto de Informações em Apoio à Decisão do Gabinete e Atendimento do Presidente da República”. É ela quem lê para o Lula.

Isso mesmo. É a assessora que lê tudo o que sai na imprensa e depois conta tudo para ele, pois, como confessou em entrevista à revista Piauí, ler jornais, revistas e sites porque “tem problema de azia”. Adepto incondicional da oralidade, Lula conta também com Franklin Martins, da Comunicação, para lhe passar o que vai pelo mundo.

Hoje a agenda reserva para Clara Ant uma hora inteirinha de reunião com Lula. Acabou agora há pouco. Acho que deu pra passar um resumo da Veja, algumas considerações sobre a Época e ainda comentar umas duas ou três colunas jornalísticas. Os sites ficam para amanhã, talvez.

Na agenda de hoje não tem nenhuma reunião com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, pois como a coisa está ficando bastante feia na área econômica, com desemprego crescente, baixa na produção e os etc. de sempre, Mantega saiu de férias.
.......................
POR José Pires

Nenhum comentário: