sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Mentindo em família

“Nós criticamos Lula não por comprar o avião, mas o Aerolula, a luxuosidade. O governo federal tem a Embraer”. É um tucano, o senador Álvaro Dias, do Paraná, falando das críticas de quatro anos atrás ao governo Lula quando foi feita a compra do Airbus presidencial, o Aerolula.

Quando tucano explica críticas é certo que é porque fizeram igual. É que a governadora Yeda Crusius também quer comprar um avião, um jato executivo para voos intercontinentais, com capacidade para até 20 passageiros, que pode custar entre US$ 8 milhões e US$ 26 milhões.

O desejo da governadora gaúcha tem um sério entrave político: o Rio Grande do Sul vive uma grande crise econômica. Além disso, a comprinha de Yeda Crusius é um fenomenal tiro no pé, pois atualmente ela só recebia elogios na mídia nacional pelo fato de ter conseguido dar uma ordem no caixa do governo gaúcho. Quem explica uma compra dessas agora? Maquiavel, Freud? Menos, menos. Para essa gente um Robert Mangabeira Unger já é o bastante.>
Já se disse bastante que tucano é primo de petista. Que ambos são a mesma coisa. Bem, que os dois gostam de reescrever a história é fato comprovado.

Mas reescrever a história com todos que a viveram ainda bem vivos e atentos é algo bem difícil. Estávamos todos aqui e vimos na compra do Aerolula como foram pesadas as críticas do tucanos. Pesadas e justas pois foi mesmo um capricho do Lula. Então o que os tucanos criticaram foi a "luxuosidade" e não a compra em si? Vou soletrar: é men-ti-ra. Estávamos lá neste período da história e vimos como foi.

Mas agora que pretendem fazer igual, a conversa muda. Mas isso os tucanos não precisam reescrever. A história deles com os petistas é mesmo coisa de primos. O problema é fazer o papel do primo bobo, como acontece quase sempre com os tucanos.
.......................
POR José Pires

Nenhum comentário: