segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Desinaugurando obras

Esta é para não dizerem que só apareço pra dar notícia ruím. O senador José Sarney decidiu fechar a Fundação José Sarney, onde está o acervo do período em que ele ocupou a Presidência da República. Será que tem botton de "Fiscal do Sarney"? Será que que tem chifres dos bois confiscados no pasto. Não sei, mas dizem que está lá até o mausoléu onde Sarney queria ser enterrado.

Bem, Sarney agora talvez tenha que ser enterrado como pessoa comum. Mas a ocasião do fechamento da Fundação que leva seu nome bem que podia ser aproveitada pelo marketing do presidente Lula. Um evento comemorando o fechamento dessa coisa pode ser um sucesso.

Lula pode fazer uma desinauguração, levando para lá sua candidata, Dilma Rousseff, e até o Ciro Gomes, o candidato-a-qualquer-coisa-que-pintar. Uma desinauguração dessas terá com certeza muita atenção da mídia. E garanto que o fechamento da Fundação José Sarney vale em popularidade pelo menos umas três usinas hidreléricas.
.......................
POR José Pires

Um comentário:

Newton Moratto disse...

Jota: Quero lembrar uma coisa aqui a propósito desta nota. Estive em São Luis em 2003. Visitei o centro histórico da capital maranhense e outras atrações turísticas. Quero me deter num ponto só: visitei também o museu do Sarney por insistência de um parente. Era localizado (talvez ainda esteja lá) no centro da cidade, em um prédio antigo, por entre ruas apertadas, contudo área nobre da cidade. Estava exposto, dentre outras bugigangas, o berço em que a sua mamãezinha o embalava. Lembro-me de ter perguntado ao guia do "museu" como era custeado aluguel, despesas, etc. Respondeu-me que era de doações de amigos, do que obviamente duvidei e continuo a duvidar. Vou procurar saber se o tal "museu" continua ainda lá ou se também foi fechado com a sua Fundação, e depois informo aqui.
É bom não perder de vista a definição de museu, e daí a razão de eu colocar a palavra entre aspas.
Museu:
1. Lugar destinado ao estudo das ciências e das artes.
2. Lugar onde se reúnem curiosidades de qualquer espécie ou exemplares científicos, artísticos, etc.
Não creio que aquele amontoado de quinquilharias amolde-se a estas definições.