quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Governado pela piada

O governador Roberto Requião deve pensar que é um gênio do marketing. Ontem ele lançou no Paraná um programa de prevenção do câncer, algo que parece sério, mas nada que mereça uma atenção maior da mídia nacional.

Pois o fato virou notícia destacada em sites nacionais e nos jornais. O problema é que o enfoque foi dirigido à piada infeliz que ele soltou enquanto falava da ação de governo.

Vejam o que ele disse: "A ação do governo não é só em defesa do interesse público. É da saúde da mulher também. Embora câncer de mama seja uma doença masculina também, né? Deve ser consequência dessas passeatas gay".

Nem é engraçado. Mas uma fala tola tirou toda a atenção do lançamento do programa de saúde. Requião é aquele tipo de chefe que deve fazer seus subordinados pensar todos os dias em como seria bom poder pedir demissão.
.......................
POR José Pires

Um comentário:

Newton Moratto disse...

Questiono se o Requião (alguns o chamam de Maria Louca) fez piada mesmo ou se não foi uma provocação ao próprio secretário de saúde Gilbeto Martin.
É que outro dia o governador fez uma outra piada de péssimo gosto sobre o toque retal durante a exposição de representantes da Associação Latino-americana de Uro-Oncologia.
Logo após, com a autoridade de médico o secretário emendou a louvável advertência em tom de condenação. Disse:
“Peço para que seja evitado este tipo de comentários. Eles não colaboram para conscientizar os homens da importância do exame. Ninguém tem sua masculinidade atingida ao proteger sua saúde”
Como é sabido com ou sem razão Requião não admite este tipo de postura de quem quer que seja, especialmente de um subalterno.
Deixando um pouco de lado os aspectos já mencionados na nota, a leitura que pode ser feita também da infame piada da hora do Requião é a de um recado ao seu secretário.
Isto é, mais ou menos disse que faz piadas quando, onde e sobre o assunto que desejar e ninguém tem nada com isto. Afinal, ele (pode colocar ênfase aqui) é o rei; os demais, súditos.
O secretário deve ter entendido a mensagem, pois desta vez ficou calado. Gilberto soube falar e ficar quieto. Se fizesse algum comentário na linha do anterior certamente estaria despedido, além de um grande pito truculento em público.
Alguém aí dúvida?