segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Estrategista invencível

Dentre os motivos alegados por Ciro Gomes para transferir seu domícilio eleitoral para São Paulo o mais interessante é o de que ele partiu de uma avaliação do PSB, que entendeu que era preciso aprofundar suas relações com São Paulo, "pelo fato de ser o Estado mais importante do Brasil em alguns argumentos".

Tem também a razão primeira, a ordem do presidente Lula, mas esta subalternidade que Ciro Gomes faz questão de apresentar em suas entrevistas nem é novidade. Na base governista é uma regra exposta com a maior desfaçatez, como se houvesse uma mágica eleitoral em se colocar como capacho de Lula. É uma revolução na política ocidental: a dos líderes que propagandeiam como qualidade o fato de não terem vontade própria.

Mas a tática mais interessante é a de "aprofundar as relações com São Paulo". Esta apresenta até possibilidades bem amplas. Como Ciro Gomes ainda é novo, caso não colha resultado já nesta eleição ele pode aprofundar relações também com outros colégios eleitorais, transferindo depois seu título para Minas Gerais, Rio de Janeiro, etc., sendo este etc. na ordem decrescente em número de eleitores.

Com um pouco de organização, em quatro anos é possível a a transferência de título para pelo menos metade dos estados brasileiros. Aí não vai ter Serra nem Dilma que possa enfrentar um candidato com tal nível de profundidade com os estados brasileiros.
......................
POR José Pires

Nenhum comentário: