sábado, 24 de outubro de 2009

Porque amanhã é domingo

Curitiba é uma cidade com a sorte de ter dois fortes times, o Coritiba e o Atlético, sempre entre os primeiros do Campeonato Paranaense e às vezes também jogando bonito no Campeonato Nacional. Isto criou entre os curitibanos uma rivalidade histórica que, quando levada na esportiva, traz sempre uma boa qualidade cultural e acaba fortalecendo a imprensa local, com os jornais podendo investir mais e criando com isso maior qualidade profissional.

Uma cidade com o privilégio de ter chargista esportivo próprio é sempre melhor, ou no mínimo mais divertida que as outras. E o Tiago Rechia, da Gazeta do Povo, é chargista dos bons. Não chego a invejá-lo, pois não suportaria a tarefa indispensável para fazer boa charge esportiva, que é acompanhar futebol, mas admiro bastante o que ele faz.

Tiago Rechia faz humor com futebol desde o jeito mais escrachado até sofisticadas metáforas visuais, ou metalinguagens bem boladas como esta abaixo, com os dois enamorados torcedores de times rivais imitando o famoso beijo entre Clark Gable e Vivien Leigh em "E o Vento Levou". É que amanhã é o dia do clássico enfrentamento na capital.

O chargista deixa claro sua intenção em seu blog, mas não publica a foto do beijo, o que fazemos aqui.

É provável que Tiago Rechia não pretenda tanto, mas sua charge fica ainda mais interessante para quem conhece as histórias em torno da filmagem da histórica obra — ainda a maior bilheteria do cinema e que foi recusada antes por outro estúdio.

Apesar do profissionalismo do beijo, Clark Gable e Vivien Leigh passaram toda a filmagem se odiando e numa rivalidade danada para um aparecer mais que o outro. E o canalha do Gable ainda atormentava a moça, comendo cebolas antes das cenas mais coladinhas. É como a situação do casal de torcedores quando a relação salta do amor para o estádio.

E o título do post peguei do Milton Ribeiro (sei sim que antes ele pegou do Vinícius), que vive noutra cidade que tem a alegria de ter dois times importantes, Porto Alegre, e que faz um dos melhores blogs da internet brasileira, onde se pratica aliás um sabatismo dos mais saudáveis.
.......................
POR José Pires




Nenhum comentário: