domingo, 13 de dezembro de 2009

Verger e Vitalino: o encontro de dois mestres no Nordeste


Percorrendo o Nordeste brasileiro em 1947 o fotógrafo francê Pierre Verger encontrou Mestre Viltalino e suas esculturas de barro e fez belíssimas fotografias documentando o trabalho do artista. O centenário de Vitalino Pereira dos Santos está sendo comemorado este ano.

Nascido em 1902 em Paris, Verger foi também etnólogo e um grande estudioso da diáspora africana. Em viagem ao Brasil apaixonou-se pela Bahia, onde morou até sua morte em 1996. Como era um ótimo fotógrafo, ele deixou um material impressionante ao documentar os objetos de seus estudos. São imagens com a qualidade muito além do aspecto documental, como suas fotos da população negra brasileira. E estas de Mestre Vitalino.

O olhar avançado de Verger está não só em suas belas fotografias, mas também na capacidade de perceber naquele final da metade do século passado a importância de Mestre Vitalino, que vendia suas pequenas esculturas na feira ainda sem o reconhecimento histórico que teve depois como grande artista brasileiro. Um dos maiores deste nosso tempo, nascido do chão pobre de Pernambuco e revelador da importância da arte popular.

O Estadão publica as fotos de Pierre Verger que mostram Mestre Vitalino em atividade. Veja aqui.
........................
POR José Pires

Um comentário:

Clara disse...

Mestre Vitalino, boa lembrança. As fotos do Estadão são maravilhosas. Verger cria imagens que até hoje são supermodernas.