quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Rosemary: com cartão corporativo e longe de casa

E agora temos mais essa: Rosemary Noronha esteve no escândalo dos gastos com cartões corporativos do governo Lula. E ainda tem mais uma: seu cartão corporativo tinha um endereço de Londrina, onde ela nunca viveu. No cartão da mulher que foi amante do ex-presidente (ela se apresentava como "namorada do Lula") consta um endereço real, o da sede da Sociedade Rural do Norte do Paraná. A revelação dessa novidade no escândalo veio do senador Álvaro Dias (PSDB-PR), que está colhendo assinaturas para a instalação de uma CPI para investigar a venda de pareceres fraudulentos que tinha a participação de Rosemary enquanto ocupava a chefia do escritório da Presidência da República, em São Paulo, por indicação de Lula.

Rosemary Noronha nunca morou em Londrina, mas a cidade paranaense tem uma experiência recente de dissabores com o PT. A região é base política importante de lideranças nacionais do partido. Foi onde o ministro Paulo Bernardo começou sua carreira política, até obter sucesso e mudar-se para Curitiba. É de Londrina também o deputado federal André Vargas, que passou a ocupar o espaço político de Bernardo depois dele virar ministro. E também tem raízes políticas na cidade a ministra Gleisi Hoffmann, a mulher do ministro, que o partido pretende eleger governadora em 2014.

Londrina teve um inesquecível mandato duplo do PT na prefeitura que deixou a cidade abalada moralmente, com denúncias de corrupção muito graves e a destruição de sua capacidade administrativa. Na última eleição, concorrendo com a irmã do ministro Gilberto Carvalho (que também é londrinense) o partido nem foi para o segundo turno. Hoje Nedson Micheleti, o prefeito petista que governou por oito anos, está condenado pela Justiça e inelegível. De tanta rejeição, nesta última eleição o ex-prefeito nem podia ser mostrado no horário eleitoral da candidata do partido, assim como teve que ser totalmente escondido na eleição de 2010, quando o deputado André Vargas tentou ser prefeito e foi rejeitado pelos londrinenses já no primeiro turno.

A cidade tem uma especial atenção do PT nacional. Em um depoimento numa CPI do Senado foi revelado que quando era ministro da Casa Civil, José Dirceu esteve na cidade em um voô misterioso para entregar dinheiro para campanha política. Como dá para ver, Londrina tem gente muito importante do PT. E eis que aparece outra petista muito especial... a Rosemary.
.....................  
POR José Pires

Nenhum comentário: