sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Impressões vistas de cima

A presidente Dilma Rousseff interrompeu suas férias para vistoriar áreas atingidas pelas chuvas em Minas Gerais. Já morreram 18 pessoas no estado em razão das chuvas. Na véspera do Natal a presidente já havia sobrevoado o Espírito Santo para observar danos causados também pelas chuvas. Quando ela passou de avião por cima da região afetada haviam morrido 14 pessoas. Hoje o número de mortos subiu para 21. Sobre o que viu no Espírito Santo, Dilma disse que foi 'impressionante".

Bem, eu usaria outra palavra. É lamentável o que acontece no Espírito Santo e também em Minas, mas a situação está mais para "previsível" do que "impressionante". Essas tragédias se repetem todos os anos, apenas mudando às vezes de lugar os acontecimentos mais trágicos. Porém estes desastres causados pelas chuvas já são parte da agenda nacional. É só chegar a estação das chuvas para que o brasileiro fique na espera das más notícias.

O brasileiro também reza para que não seja na sua região que apareçam as equipes de jornalistas para pegar essas notícias. E só resta mesmo ao brasileiro apelar para o socorro do mesmo céu que manda a chuva. A presidente Dilma se diz impressionada com o que viu, mas devia estar impressionada é com a incompetência de seu governo para evitar que aconteçam essas cenas todos os anos. Seu próprio governo já vai para o quarto ano e ela mesma já foi ministra poderosa nos outros dois mandatos de Lula, que a antecedeu na presidência da República.

O governo do PT não atua com prevenção e sequer dá atenção posterior ao problemas depois que a tragédia acontece. Várias regiões atingidas em anos anteriores por tragédias parecidas com as do Espírito Santo e Minas esperam até hoje pela ajuda prometida e pela obras necessárias para que a destruição de casas e as mortes não voltem a acontecer.

Nesses dias de tragédia a imprensa busca em seus arquivos estes temas e descobre que nada foi encaminhado na prática sobre as necessidades anteriores. O governo faz a maior propaganda política na hora do estrago, mas depois joga a questão numa gaveta qualquer. Assim vem sendo tocado este governo que só dá atenção aos problemas quando surgem os desastres e com eles a exigência de alguma resposta. É um governo que apenas sobrevoa o Brasil e por isso tem mesmo que achar tudo impressionante.
.....................
Por José Pires

Nenhum comentário: