sábado, 28 de dezembro de 2013

Luta conceituada

Nos últimos anos os brasileiros viram despontar para o primeiro plano as lutas de vale-tudo, ou MMA, o nome que foi determinado para atender ao interesse dos detentores da marca milionária. O MMA é de uma violência das mais brutais. O foco está na destruição do adversário. Quem entende do assunto já definiu esta troca de porradas como uma atividade a qual faltam técnicas definidas. Não há nem o domínio técnico do boxe. Um conhecedor inegável do tema já deu sua opinião determinante sobre isso. O campeão brasileiro Eder Jofre disse que "se [no MMA] fossem lutar na regra do boxe não aguentariam um minuto”. E o ex-boxeador disse isso muito tempo antes de Anderson Silva dar aquela bobeada e ir para o chão numa luta importante.

O MMA não é esporte, mas de uma hora pra outra já virou o centro da atenção do jornalismo e dos programas de esporte. Hoje esta luta talvez só tenha menos espaço na pauta do que o futebol. Com a Rede Globo dando tudo para fazer dela um sucesso, não teve como o MMA não saltar à frente. Encaixaram o assunto até em novela, com atriz global berrando de encantamento com as trocas de porrada. O interesse em ganhar dinheiro forçosamente fez o MMA virar uma mina de ouro no Brasil. É pesado o investimento publicitário, muita grana mesmo, com a indústria e o comércio dando este privilégio em detrimento de esportes muito mais importantes para a saúde física e mental, que no Brasil pouco recebem de incentivo na forma de publicidade.

O MMA está na crista da onda, mas faltava para esta luta um slogan com uma pegada forte. E digo "faltava" porque hoje na pesagem dos lutadores Anderson Silva e Chris Weidman os torcedores brasileiros que estavam no local gritaram para Weidman uma frase que sintetiza muito bem o MMA. Os fãs de Anderson Silva gritaram para o adversário várias vezes "vai morrer". Com isso, acharam o slogan ideal desta luta: "Vai morrer!". É o conceito perfeito do MMA e veio da própria torcida. Nem um publicitário dos mais bem pagos faria melhor.
.....................
Por José Pires

Nenhum comentário: