terça-feira, 8 de março de 2016

Educação de berço

Eis que cai na nossa frente mais um retrato da família Lula da Silva. Esta é Lurian Lula da Silva, que neste domingo esteve à frente de uma manifestação de gatos-pingados em apoio a seu pai, o ex-presidente Lula, na frente da sede da Rede Globo, no Rio de janeiro. Cerca de 70 militantes participaram do ato, que tinha até a réplica de uma jararaca, auto-referência do chefão do PT, que agora resolveu difamar as jararacas.
O protesto teve carro de som e ônibus fretado. Não deve ter faltado sanduíche de mortadela. A filha de Lula fez o gesto ofensivo quando repórteres lhe pediram uma declaração. Seu gesto grosseiro com o dedo do meio remete à sua filha e neta de Lula, que recentemente postou na internet uma foto fazendo a mesma coisa que a mãe. Só pode ser educação de família, tendo em vista a cena de Lula falando ao celular com Dilma Rousseff, gritando palavrões à presidente da República, uma senhora idosa. Lurian fez o gesto obsceno aos repórteres do Estadão, dizendo o seguinte: "Aqui pra vocês, eu não falo com a mídia golpista".
Essa figura do gesto grotesco foi aquela inocente criança exposta de forma sórdida na televisão por Fernando Collor para ganhar a eleição de presidente da República do pai dela, o Lula, que de imediato teve a solidariedade de todos nós que não votamos nele no primeiro turno daquela eleição de 1989. Até em repúdio à patifarias do tipo dessa que atingiram aquela criança, apoiamos Lula no segundo turno. Mesmo quem já naquela época sabia que ele não tinha preparo — como era o meu caso — votou nele levado pelo raciocínio simples de que era preciso impedir a eleição do "jagunço yuppie", na definicão precisa de Collor feita na época pelo jornalista Lucas Mendes.
O próprio Lula, anos depois, já no poder, afirmou que foi um erro votar nele. Mas essa visão simplória dos acontecimentos históricos é só mais um componente de seu personalismo sem conteúdo e também carente de escrúpulo. Felizmente a história não depende do que vai nesta cachola repleta de más intenções e também não deve ser adequada à baixa estatura política e moral que anos depois o fez se alinhar ao jagunço yuppie que desrespeitou da forma muito grosseira sua própria filha, a Lurian, que aí está hoje desrespeitando os brasileiros. A imagem é ilustrativa do destino de um projeto político fraudulento movido apenas pelo dinheiro e ambição inesgotável pelo poder.
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: