segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Conspirações em desordem

Alguém precisa sistematizar as conspirações em andamento ou pelo menos as mais importantes, porque está difícil acompanhar. Antes do impeachment de Dilma Rousseff era mais simples. Tudo se dividia do jeitão tradicional que a esquerda faz: nós e eles. Naquele tempo, pelo ponto de vista dos petistas até o sol costumava nascer de vez em quando só para perseguir o PT. Porém, com Michel Temer ocupando a presidência da República ampliou-se bastante o âmbito das conspirações. Tem até conspiração de antigos adversários da esquerda, agora para fazer chover na horta do PT.

É claro que está mantida a conspiração contra o PT, que segundo os petistas recebeu a adesão agora até de Antonio Palocci, este trânsfuga que foi de herói do partido a traidor da causa. Pior ainda, o "Italiano" está com Sergio Moro nesta mais nova conspiração nova. Tem também várias conspirações contra Temer, com destaque para a que tem por detrás o procurador Rodrigo Janot e da qual participam os irmãos Batista. Sobre esta conspiração, em especial, não se sabe se vem antes ou depois do encontro noturno entre Temer e Joesley.

As conspirações contra Temer criam situações bastante delicadas. Muito cuidado. Um post no Facebook ou às vezes apenas um comentário falando sobre gatunos da equipe de Temer ou de ilegalidades do próprio presidente pode incluir de imediato seu nome numa conspiração que só não tem o governo americano por detrás, porque como todo mundo sabe, é contra o PT que os americanos conspiram.

E como existem conspirações contra Temer, por consequência tinha que ter alguma coisa armada para livrar o Temer. O ministro Gilmar Mendes está nessa, como todo mundo sabe. No entanto, este complô tem também suas complexidades, o que exige muita atenção. Desse modo, também neste caso pode surgir a acusação de envolvimento em um plano maquiavélico para favorecer o PT, bastando para isso, por exemplo, você achar que não é correto o braço-direito de Temer sair por aí rodando uma mala cheia de dinheiro pelas calçadas. Ou então ter opinião típica de conspirador, que costumam achar que não é bacana um presidente da República ouvir relato de crimes e dizer que “tem que manter isso”.

Estão vendo como está complicado se situar em meio a tantas tramas secretas? Isso não está certo. É mais que urgente a necessidade de organizar direitinho todas essas mancomunações, sistematizando de forma muito clara o papel de cada conspiração, deixando claro qual delas têm a nossa participação. Precisamos saber com exatidão o nosso papel nesses conluios ardilosos. Até porque em uma dessas conspirações algum pilantra pode estar ficando com a nossa parte em dinheiro.
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: