terça-feira, 26 de setembro de 2017

Os recibos suspeitos de Lula

A apresentação de recibos do pagamento do aluguel de Lula aumentou a encrenca, trouxe piada nova para o vasto prontuário petista de bobagens e também serve como documentação da extraordinária incompetência da defesa do ex-presidente. Já indo para o final deste processo, o Ministério Público afirma que a Odebrecht deu o apartamento para Lula como propina. É óbvio que a apresentação de uns poucos documentos — do tipo que qualquer pessoa mantém guardadinho numa gaveta — obrigariam o MP a desistir do caso logo no início.

Glaucos Costamarques declarou em depoimento ao juiz Sergio Moro que não recebeu pagamento de aluguel entre fevereiro de 2011 e novembro de 2015. Ou ele mentiu ou a defesa de Lula forjou documentos. De qualquer forma, a encrenca é séria. Mesmo que Glaucos Costamarques de fato tenha mentido, tem que haver um motivo, que pode não ser bom para Lula.

A piada que veio com os recibos foi a referência do vencimento no dia 31 de um mês com apenas 30 dias. É um erro estranho, porque Costamarques é antigo no ramo imobiliário. No mínimo, isso é coisa feita às pressas, o que não costuma acontecer com recibos verdadeiros. Porém, mesmo que tenha sido apenas um deslize, o advogado de Lula tinha a obrigação de ter conferido e apontado esse problema ao juiz.

Seja o que tenham aprontado desta vez, a polêmica criada por Lula em torno de simples recibos de aluguel serve como comprovação do cinismo desse político e também da sua dificuldade até para ser desonesto. É inacreditável a cena de um ex-presidente da República e fundador de um partido com quase 40 anos dizendo em depoimento ao juiz Sergio Moro que não sabia se havia recibo de aluguel do apartamento. A resposta é mais um exemplo da desfaçatez de Lula: “Recibo deve ter, posso procurar com os contadores para saber se tem”. E para tornar tudo ainda mais suspeito, ao lado do cliente estava Cristiano Zanin, o advogado mais falante de toda a Lava-Jato. Manteve-se calado sobre este assunto. E logo depois apareceram esses recibos.
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: