quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Stédile: atiçando a confusão com insultos contra Moro


João Pedro Stédile, do MST, fez uma grande besteira nesta quarta-feira em um palanque, durante o encerramento da caravana do ex-presidente Lula pelo Nordeste. Como o movimento liderado por esta figura truculenta tem ares rurais, creio que cabe o velho jargão que diz que quem fala demais acaba dando bom dia a cavalo. Ao lado de Lula, Stédile chamou Sergio Moro de “aquele merdinha” e “bundão”. Um líder político pode tratar um juiz federal dessa forma? É óbvio que não pode. Em situações muito menos graves, como daquele post de Facebook da atriz Mônica Iozzi, ela acabou sendo obrigada a pagar indenização de R$ 30 mil, além de arcar com custos judiciais, em processo movido por Gilmar Mendes.

Com este episódio do desbocado líder do MST, é provável que finalmente alguém graúdo do PT receba uma lição sobre os limites legais da própria língua e tomara que isso aconteça mesmo. Um processo contra Stédile, vindo do próprio Poder Judiciário, poderia ajudar a amenizar a temperatura política brasileira, que os petistas têm todo o interesse em aumentar. A facilidade que hoje em dia qualquer tem para comunicar o que pensa vem criando um clima de permanente combustão.

E infelizmente sempre tem alguém de cima, como fez agora Stédile, dando mau exemplo e atiçando este incêndio perigoso. Certamente ele seria condenado pelo que falou. No vídeo que já corre pela internet é muito claro seu insulto. Não tem como escapar. E o exemplo poderia ajudar a estabelecer maior responsabilidade sobre a liberdade de opinião, contribuindo inclusive como prevenção contra barbaridades que podem ocorrer no ano que vem, durante o embate eleitoral.
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: