quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Desvio de recursos públicos para os fundos de senador bolsonarista

A Polícia Federal fez nesta quarta-feira em Roraima uma operação contra um esquema de desvio de recursos públicos destinados à pandemia da Covid-19. A PF esteve de manhã em Boa Vista, na casa de um dos vice-líderes do governo Bolsonaro no Senado, o senador Chico Rodrigues (DEM). Segundo a PF, foram desviados R$ 20 milhões em emendas parlamentares.

Chico Rodrigues é um político que defende com firmeza o governo e tem laços estreitos com a família Bolsonaro.  O senador emprega em seu gabinete Léo Índio,  com salário de mais de 20 mil reais. Ele é primo dos filhos do presidente e muito próximo de Carlos Bolsonaro, o Carluxo.

A operação policial teve um lance inusitado durante as buscas: agentes da Polícia Federal encontraram dinheiro escondido nas nádegas do senador Chico Rodrigues. A informação é da revista Crusoé. Ao todo, a PF apreendeu R$ 30 mil na casa do parlamentar, claro que fazendo parte o dinheiro escondido no nobre traseiro de Sua Excelência.

Creio que isso é coisa que não se vê desde a época de Vespasiano, imperador romano do início da era cristã. E o que Vespasiano tem a ver com isso? O imperador ficou famoso por causa de uma frase, repetida até hoje: “Dinheiro não tem cheiro”. Vespasiano disse isso para justificar a cobrança de tributos aos usuários de banheiros públicos.

A expressão é inclusive um princípio de direito tributário, que afirma que o tributo deve incidir não só sobre as atividades lícitas como também naquelas consideradas ilícitas ou imorais.

Mas não é por isso que lembrei da frase “Dinheiro não tem cheiro” quando li a notícia sobre o senador escondendo dinheiro nas nádegas. É que imaginei que ao criar uma frase tão definidora, Vespasiano jamais poderia ter imaginado que ela abrangeria até um negócio maluco como este, de um político bolsonarista escondendo dinheiro no rabo.

.........................‌ ‌

POR‌ ‌José‌ ‌Pires‌

 

___________________

Imagem- Na foto patriótica, Léo Índio, o amigão de Carluxo com cargo nomeado bem pago no Senado, junto com o chefe Chico Rodrigues


Nenhum comentário: