quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Kássio Marques: o STF ganha um ministro com um currículo à altura da instituição

A aprovação do nome de Kássio Marques pelo Senado seguiu à risca o velho modelo de uma instituição que finge que cumpre sua função, mas que todo  mundo sabe que aprova qualquer indicação que o Palácio do Planalto mandar. Vem até a tentação de dizer que é uma desmoralização política uma aprovação como esta de um sujeito que é um plagiador e que mente sobre seu currículo. Mas pensando melhor: quem é que leva a sério o Senado brasileiro? Até para caso de colega que enfia dinheiro no rabo é preciso que o STF tome uma decisão no lugar deles.

 

É interessante a coincidência entre o placar desta votação e a de outro indicado que também não tinha os predicados para ser ministro do STF. Aliás, não os tinha para ser juiz de lugar algum, já que havia sido reprovado em dois concursos da magistratura paulista. Estou falando de Dias Toffoli, que tem tudo para fazer uma boa parceria com Marques, até porque ambos subiram na vida graças ao PT.

 

A indicação de Toffoli foi confirmada em setembro de 2009 por 59 votos a favor, nove contrários e três abstenções. A votação em Marques foi de 57 votos a favor, 10 contra e uma abstenção. E olha que a composição atual do Senado tem uma ligeira diferença com a de 2009. 

 

O indicativo parece ser o de que no Senado só se deve contar com cerca de 10 parlamentares que decidam assuntos importantes tendo em vista ao menos a lógica. Bem, pelo menos fica-se sabendo um motivo essencial do Brasil ir se afundando em um atraso que está próximo do irremediável, que é a falência da classe dirigente. Na vida pública ou na iniciativa privada, em termos de capacidade e de visão, o cenário é de terra arrasada.

 

Nesta encenação do Senado o que há de se lamentar é que a autorização para Kássio Marques vestir aquela toga cafona não tenha tido também o voto de Chico Rodrigues, aquele nobre colega do dinheiro nas nádegas, impedido neste caso pela suspensão determinada pelo ministro Luís Roberto Barroso. A ausência não permitiu que a confirmação do novo juiz do Supremo se desse em sua completude. O senador que foi pego pela polícia com dinheiro escondido naquele lugar poderia ter dado o voto de honra nesta aprovação.

.........................‌ ‌

POR‌ ‌José‌ ‌Pires‌

 

___________________

Kássio Marques durante a sabatina desta quarta-feira; Foto de Marcos Oliveira, Agência Senado


Nenhum comentário: