sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Lula aconselha o papa

Onde anda aquele arcebispo, o Dom Eusébio Oscar Scheid, que andou dando uns pitos nos presidente Lula na época da eleição do papa? Aquele que dizia que Lula e o Espírito Santo não entendiam bem.

É que Lula anda de novo se metendo nas coisas da Igreja Católica. Na época em que levou o pito, o presidente estava tratando o enclave que elegeu Bento XVI como se fosse uma convenção de seu partido. Ele dizia então que o próximo papa podia ser brasileiro e até arriscava um palpite sobre o nome ideal, evidentemente candidato dele: o arcebispo brasileiro Luciano Mendes de Almeida.

O mais bizarro é que Lula fazia “boca de urna” junto à imprensa para a eleição do papa na viagem para os funerais de João Paulo II. Ele foi para Roma de avião particular, seu Aerolula, com uma imensa comitiva e despejando suas inconveniências durante a viagem.

Pois ele continua se metendo nos assuntos da Igreja Católica. Agora está dando conselhos a Bento XVI. Ele esteve em audiência com o papa nesta quinta-feira e saiu dizendo que pediu a ele que fale da crise econômica: “Eu pedi ao papa que nos seus pronunciamentos ele fale da crise econômica, pois, se todo o domingo o papa der um 'conselhozinho', quem sabe a gente encontra mais facilidade para resolver o problema".

Desse modo, a responsabilidade internacional do nosso presidente – é... o que se há de fazer...− vai crescendo gradativamente. Já deu conselhos para Barack Obama, agora indica ao papa Bento XVI o tema para seus pronunciamentos. E para não desperdiçar os conhecimentos dessa sumidade em assuntos internacionais, O Itamaraty tem que apressar-se para, antes do final do mandato petista, arranjar um jeito de Lula dar uma passada no Oriente Médio para resolver os probleminhas que eles têm por lá.
......................
POR José Pires

Nenhum comentário: