terça-feira, 18 de novembro de 2008

Sem marolinhas

A crise financeira já está fazendo o Japão passar por um aperto sério. Ontem o governo japonês divulgou que no trimestre de julho a setembro a atividade econômica apresentou retração de 0,4% em relação ao mesmo período de 2007.

A economia japonesa entra oficialmente em recessão e por lá não tem conversa de palanque eleitoral. Nada de fazer marolas, as autoridades falam com clareza. "Estamos em uma fase recessiva. Como a situação global deve desacelerar por um bom tempo, outras quedas são esperadas", afirmou o ministro de Finanças, Kaoru Yosano.

Ah, sim, e o efeito da recessão japonesa já atravessou o oceano Atlântico, depois de passar pelo Pacífico e o Índico, claro, e botou a Bovespa pra baixo.

Veja lá em cima uma imagem que também nada tem a ver com marolinhas. É uma das mais conhecidas imagens da história da arte, “A Grande Onda”, de Katsushika Hokusai (1760-1849), desenhista e gravurista japonês que teve forte influência na arte moderna ocidental. Clicando na imagem, você poderá apreciá-la com mais detalhes.
.......................
POR José Pires

Nenhum comentário: