segunda-feira, 10 de novembro de 2008

O precursor de Obama

Se a gente não soubesse que o alcoolismo do Lula é maldade da oposição – e daquele jornalista do New York Times ameaçado de expulsão, o Larry Rohter – poderíamos até pensar que a eleição de Barack Obama deixou o Supremo Apedeuta tão animado que ele está comemorando até agora.

Em declarações públicas Lula vem fazendo analogia entre a vitória do democrata nos Estados Unidos e sua eleição aqui, em 2002. Lula disse que torcia pela eleição de Obama, o que não é nenhuma novidade. Nova é a teoria dele, de que a vitória de Obama “começou na América do Sul”, com ele, Lula, claro.

Para embasar sua análise Lula citou a eleição de Tabaré Vázquez, no Uruguai, de Evo Morales, na Bolívia, e de Fernado Lugo, no Paraguai. A cadeia de vitórias que acabou dando na de Obama, começou teria iniciado com a dele aqui no Brasil. É óbvio que ele não explicou qual é o elemento que liga esta cadeia e, principalmente, de que modo esta interação teria propulsionado a ascensão e eleição do candidato democrata. Um detalhe que chama a atenção é a falta de Hugo Chávez nesta corrente revolucionária.

Mas tirando o esquecimento, não há como não ficar curioso para saber qual é a liga entre essas vitórias. Serão todos esquerdistas, sendo Obama a conclusão desta revolução política inciaciada com Lula? Alguém devia contar isso para o presidente eleito.

Pena que Obama até agora não ligou para o Lula. Depois de eleito, ele falou com 10 chefes de Estado, sendo que da América Latina foi apenas com o presidente do México. O telefone vermelho do Palácio do Planalto até agora não tilintou.

Pois Lula devia se invocar e telefonar para o Obama para explanar sua interessante teoria. O presidente eleito deve estar com tantas preocupações que até pode lhe fazer bem uma folgazinha na agenda para dar umas boas risadas.
.......................
POR José Pires

Nenhum comentário: