quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Futuro em risco

Todos os estudos e pesquisas sobre a educação no Brasil deixam muito claro que não é possível ter esperança de curto prazo na construção de uma nação de verdade. Na minha opinião, nem no médio prazo. Recentemente, o Instituto Paulo Monteneg ro e a organização não-governamental Ação Educativa divulgaram uma pesquisa com a conclusão de que apenas 35% das pessoas com ensino médio completo podem ser consideradas plenamente alfabetizadas.

Isso significa que dois terços das pessoas que frequentaram a escola saíram de lá sem aprender nada. Está todo mundo fingindo. Os que ensinam, quem aprende, e, por cima de tudo isso, toda a estrutura de governo em todas as esferas, além das instituições responsáveis por fiscalizar e cobrar que ao menos não se desenvolva a farsa coletiva em que o país se envolveu.

Outro dado terrível da pesquisa é sobre o ensino superior. Nele está o sintoma mais claro de que a situação fugiu do controle: 38% dos estudantes concluem o ensino superior sem serem plenamente alfabetizados. Mais espantoso do que saber que pessoas formadas estão assim é tomar o conhecimento de que elas conseguiram entrar na universidade.
.....................
POR José Pires

Nenhum comentário: