segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Joe Kubert, o mestre da síntese

Joe Kubert morreu neste domingo nos Estados Unidos, aos 85 anos. Era uma das figuras lendárias dos quadrinhos americanos. Escrevi sobre ele há cerca de três meses. Republico no post abaixo o texto que leva a um link muito legal onde dá para vê-lo desenhado junto com Neal Adams e o grande Moebius.

Kubert nasceu na Polônia e sua família foi para os Estados Unidos quando ele tinha ainda dois meses de idade. É um dos muitos imigrantes que construíram aquela terra. Sempre foi um dos desenhistas de que mais gostei. Tem o traço sintético, com uma liberdade de mão que até foge dos padrões dos quadrinhos americanos. Seu desenho é mais próximo dos quadrinhos europeus, na linha de artistas como Moebius e Hugo Pratt.

O desenhista começou a carreira no estúdio de Will Eisner, onde foi contratado pelo criador do Spirit para “varrer o chão, apagar os restos de lápis, retocar e limpar trabalhos”, como ele mesmo diz numa ótima conversa entre os dois publicada em um livro de Eisner com a edição de várias entrevistas feitas de forma informal. São ótimas conversas sobre a técnica dos quadrinhos e a vida dos artistas. Neste livro, Eisner conversa com com vários desenhistas de quadrinhos, entre eles Jack Kirby, Neal Adams, Milton Cannif, Jack Davis e Harvey Kurtzman. Descobri na internet uma boa tradução em português da entrevista com Kubert, uma das melhores do livro. Depois publico o link.

Na minha opinião, Kubert fez o melhor Tarzan. E falo isso sobre um personagem que foi desenhado também por Hal Foster e Burne Hogarth. Ele é genial nas sequências de ação, na forma como sintetiza as figuras e as cenas. É por meio de um desenho muito simples, que conduz a história com intensidade. Quem conhece o riscado sabe que esta simplicidade não é fácil de alcançar. Sua capacidade de sugestão me lembra sempre aquela lição técnica do escritor Ernest Hemingway, quando ele ensina a importância de mostrar apenas a ponta do iceberg.

Na conversa publicada no livro de Will Eisner, ele define bem essa liberdade no desenho. Entre os quadrinhistas da sua geração era uma prática ter um esboço preliminar bem definido antes de desenhar a arte final com tinta, usando a pena e o pincel. Mas Kubert já fazia direto a partir de um rápido esquema feito à lápis. Para Eisner, ele explicou que evitava o uso de esboços detalhados porque isso acabava limitando o trabalho, com a “sensação de que tudo se torna rígido”. Nesta conversa entre dois grandes mestres, ele disse: “Toda vez que refaço um desenho, ele se torna menos espontâneo”.

Kubert desenhou vários heróis, inclusive Super-Homem e Batman, mas ficou muito conhecido como o autor do Sargento Rock, histórias de guerra que criou com o roteirista Robert Kanigher. A história se passa na Segunda Guerra Mundial, o que exigia desenhar toda aquela parafernália militar da época. É admirável sua habilidade ao passar ao leitor num traço sintético todo o clima da tensão e risco vivido nas lutas contra os nazistas.

Neal Adams, Moebius e Joe Kubert, ainda bem jovens num encontro que ocorreu em 1972. O desenhista francês Moebius, que morreu em março deste ano aos 74 anos, tinha então 34 anos.

Neal Adams é um dos grande renovadores dos quadrinhos tradicionais da DC Comics, dos Estados Unidos. A partir da década de 70 ele deu uma grande mexida no universo de heróis como Batman e Super-Homem. O Batman feito por ele se tornou mais sombrio e realista. Seu trabalho é mais próximo da linha tradicional dos quadrinhos americanos, mas é muito bom.

Joe Kubert também é americano e sua carreira é igualmente ligada à produção editorial americana. É autor de Sargento Rock, história que se passa na Segunda Guerra Mundial, e também desenhou vários heróis conhecidos, inclusive os já citados Super-Homem e Batman. Ele veio do que há de melhor nos quadrinhos: foi assistente de Will Eisner no começo da profissão. Suas histórias do Tarzan são as melhores do famoso herói das selvas africanas. Tem um desenho sintético, absolutamente limpo e muito livre no traço. Kubert é tão hábil neste ofício que fez ficar bom até o banal herói do faroeste Tex, para o qual desenhou uma longa história.

E Moebius é o fantástico desenhista que primeiro ficou famoso com as histórias do Tenente Blueberry, passadas no velho oeste americano, mas com suas revistas editadas na França. Estas ele assinava como Jean Giraud, ou Gir. Do velho oeste ele saltou para histórias de ficção científica ou situadas em mundos tão estranho que parecem estar mais no círculo de sonhos jamais imaginados. Foi quando virou Moebius e com esta assinatura elevou os quadrinhos a um patamar artístico de grande beleza e criatividade.

A cena mostra os três logo depois de eles terminarem o desenho que está atrás e cuja feitura foi toda filmada. Para ver o vídeo, clique aqui.

(Publicação original no dia 27 de maio de 2012)
.....................
POR José Pires

Nenhum comentário: