quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Vida nas cidades

O que você acha da sua cidade para viver? A revista britânica The Economist fez um estudo sobre 140 cidades no mundo e elegeu as 10 melhores a partir de conceitos como saúde, violência, educação, infraestrutura e, por fim, meio ambiente e lazer. São do Canadá e da Austrália a maioria das dez melhores.

Nenhuma grande cidade das mais conhecidas do mundo entrou no ranking. Paris (16), Tóquio (18), Berlim (21) e Roma (49) ainda ficaram entres as 50 melhores, mas Nova York e Londres nem isso. Entre as 50 melhores também não há nenhuma cidade da América Latina. O Rio de Janeiro ficou junto com São Paulo no 92ª lugar.

Hoje em dia existe uma proliferação de listas na internet. Tem ranking pra tudo, o que acaba desacreditando este tipo de avaliação. Mas o estudo da The Economist é respeitado e vem sendo feito todos os anos. E também não é preciso lista alguma para sabermos como está difícil viver nas cidades brasileiras.

É muita a especulação imobiliária, violência, carência de transporte público, descuido com o meio ambiente e uma tamanha falta de serviços básicos que atinge até a própria mantutenção do que já havia de bom há anos atrás em muitas cidades. O brasileiro não tem sequer calçadas decentes para andar. Até municípios médios já sofrem uma deterioração da qualidade de vida, com problemas como poluição, crescimento desordenado e violência, que antes só existiam nas grandes cidades. O mesmo ocorre em cidades pequenas localizadas em áreas metropolitanas.
Veja ao lado a lista das dez melhores cidades e leia aqui a reportagem da revista britânica. Repare na foto que tirei do site da The Economist (que é de Vancouver, no Canadá) as bicicletas rodando tranquilas. Este é um requisito básico para viver bem que as cidades brasileiras não cuidam.
.....................
POR José Pires

Nenhum comentário: