sábado, 4 de agosto de 2012

Unidade tardia

Leio na internet uma entrevista com o ex-presidente paraguaio Fernando Lugo onde ele se mostra animado. "A esquerda paraguaia nunca esteve num melhor momento", ele diz. Lugo foi cassado pelo Senado há pouco tempo, como todo mundo sabe.

Mas o que chama a atenção mesmo é quando o ex-presidente paraguaio diz que eles estão se reunindo todos os dias para discutir um projeto nacional, lembrando que "nunca antes 12 partidos e oito movimentos sentaram juntos".

Na época da ditadura no Brasil falava-se muito que a esquerda só se unia na cadeia e isso era um fato. Todos esses movimentos de esquerda, incluindo os grupos armados, sofriam rachas o tempo todo. Chega a ser estúpida a ideia de um grupo reduzido de pessoas que ao mesmo tempo em que são acossadas por uma polícia cruel brigam entre si e criam dissidências. Mas a esquerda armada era capaz disso.

Mesmo o projeto de uma ampla frente democrática contra a ditadura militar sofria o tempo todo ataques desses setores políticos. Em vários momentos essa esquerda que depois criou o PT batia mais nos democratas do que na ditadura. Enfim, o pessoal não se unia mesmo a não ser na cadeia.

Mas está aí uma novidade vinda do Paraguai. A esquerda se une também quando é chutada do poder.
.....................
POR José Pires

Nenhum comentário: