
O Globo publica neste domingo uma ótima entrevista com o cartunista, que este mês completa 82 anos. Ele nasceu em um ano bissexto e por isso aniversaria oficialmente só de quatro em quatro anos. Em 2014 fevereiro não tem o dia do seu aniversário. E esta entrevista tem um importância especial: Jaguar garante que é sua última entrevista e até firmou este compromisso com o desenho publicado aqui. Espero que mesmo tendo parado de beber há dois anos ele tenha uma recaída na sua famosa amnésia alcoólica e esqueça a promessa.
O link da entrevista está aí, mas vou publicar um trecho ótimo onde o cartunista mostra sua grande capacidade de observação numa análise que faz dos três últimos presidentes deste tragicômico país. Vejam que belas caricaturas verbais de Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma Rousseff:
"São todos muito fraquinhos. Está faltando um estadista. Dilma é atrozmente medíocre. “Estresse hídrico” é o cacete. Lula eu conheci levado pelo Henfil, camisa de malha, jeans e Conga. Nunca acreditei nele. É um cara rancoroso. Uma vez me entregou um prêmio no Municipal. Olhou com uma raiva que nunca superei. Fernando Henrique eu entrevistei e depois ele me pediu para acompanhá-lo ao aeroporto. Estava orgulhoso de um relógio que tinha tudo. Dava para ver hora em Marte. Ele disse: “Olha, faz cálculos, tábuas, o diabo. Pode perguntar o que quiser.” Aí eu perguntei: “Que horas são?” Ele ficou pasmo. Não respondeu até hoje."
.....................
Por José Pires
Nenhum comentário:
Postar um comentário