quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Dividindo culpas

Essa conversa de que a corrupção no país está relacionada a todos os partidos acaba sempre favorecendo o PT, que não só é o partido que está no poder como também estabeleceu uma sistematização da corrupção e da defesa desse esquema sujo que impera hoje. Quando se afirma que a corrupção tem que ser vista como algo generalizado sobra até para o pequeno partido oposicionista PPS, que tem 8 deputados federais e nada mais. Com este papo nivela-se moralmente o partido dono do poder com um partido sem nenhum meio de interferir para acabar com a roubalheira. É uma relativização muito boa para quem está no poder, não é mesmo?

O que o PT faz em relação à corrupção? Ora, defende corruptos e ataca qualquer um que faça críticas à desonestidade na política. Para isso este governo tem toda uma estrutura de entidades e sindicatos, tendo à frente a CUT, maior central sindical do país. Lá está o Delúbio Soares, condenado por corrupção e contratado pela CUT para atuar na área de formação sindical. Existirá aval maior do que este de contratar uma pessoa que, de formação mesmo, tem é a condenação por formação de quadrilha? Montaram também um esquema pago de jornalistas e militantes na internet. Usam a máquina de forma escandalosa para pressionar economicamente a imprensa. Nunca existiu algo assim no país.

Mas vamos raciocinar por esta linha de que a corrupção é uma questão de todos os partidos. Ora, todos os grandes partidos estão com o governo do PT, que faz o que quiser no Congresso Nacional. O governo tem muito mais que a maioria na Câmara e no Senado. Além disso, o PT tem ao seu lado todos os chefes regionais importantes, políticos como José Sarney, Paulo Maluf, Jader Barbalho, Ciro Gomes, Fernando Collor, Renan Calheiros, Anthony Garotinho e outros mais. São lideranças que conhecem todo o manejo sujo da política. Já os dois maiores partidos da oposição têm, respectivamente, 45 e 26 deputados e nenhum poder de decisão no Senado.

Ou seja, todo o poder político está com o PT. Os mecanismos de combate à corrupção também estão com o governo. E ainda tem gente que vem com esse papo de cobrar também do DEM e do PSDB a responsabilidade pela lama no país. Sempre fiz críticas a esses dois partidos, mas num caso assim este papo não cola, não. A culpa pela corrupção atual é do governo do PT, que — olha só, tem mais isso ainda — é o partido que mais tempo ficou no poder nos últimos tempos: 12 anos consecutivos.
.....................
Por José Pires

Nenhum comentário: