domingo, 2 de fevereiro de 2014

Perdendo tempo na vida

Vejo muita gente ocupada com o que se deu numa novela da Rede Globo. Sei muito por cima do que se trata e isso porque o assunto aparece em sites em que entro para outras leituras. Muitas vezes a trama novelesca é tratada como se fosse um fato real, assim como fazem com o BBB ou qualquer outro programa de TV. A televisão tem tal domínio sobre o comportamento das pessoas que comenta-se sobre personagens de ficção como se eles andassem por aí aprontando sua maldades na vida real.
Perde-se tempo demais com televisão. Muitas horas se vão em novelas de má qualidade, com textos fracos demais e diretores péssimos, além de atores sempre sofríveis. Do ponto de vista autoral toda novela é uma fraude artística. O enredo segue o interesse comercial. É a audiência que rege o andamento da história e a conduta dos personagens. Dessa forma, acompanhar uma novela é se incorporar ao senso comum do público, que na televisão é sempre comportamento de manada.
E não é só em novelas que se desperdiça a própria existência. O tempo se vai também em programas de auditórios sempre emburrecedores, shows absurdamente ruins, filmes de terceira ou quarta categoria e programas até patéticos de auditório ou femininos, além de programas de esporte, de notícias ou de assuntos policiais. Sempre foi assim, mas a diversidade de porcarias aumentou com a proliferação de emissoras de TV a cabo.
Quem fica bastante tempo na frente de uma televisão deveria fazer uma conta relacionando a soma destes períodos diários como telespectador com a média de vida do brasileiro. O resultado final pode ser um número espantoso de anos. Pois é a quantidade de tempo de vida que se perdeu aqui na Terra.
O governo do PT é patético. Até uma viagem oficial desimportante acaba pegando mal para a imagem da presidente da República e, por extensão, do próprio país. O mundo está de olho num Brasil que aparece como país gastador no cenário internacional. Parece uma terra governada por uma corte. A escapadinha de Dilma Rousseff para Lisboa deu num pesado gasto extra e sem justificativa. E ainda fazem com ares secretos algo que por obrigação deveria ter todas as informações abertas ao público. Desde que Lula é presidente o PT justifica o segredo dos gastos da presidência da República com a justificativa de "questões de segurança". Mas o que é que jantar em restaurante chique e ataque noturno à geladeira de suíte de luxo tem a ver com a segurança do país?
.....................
Por José Pires

Nenhum comentário: