sábado, 27 de dezembro de 2014

Militância recolhida

Tudo tem seu lado bom. E não poderia ser diferente com o ministério mixuruca do segundo mandato da presidente Dilma Rousseff. Uma consequência positiva do anúncio do ministério foi o sumiço da militância petista e de simpatizantes governistas na rede social. Cadê aquele pessoal que atazanava a paciência de todo mundo na internet com suas defesas extremadas do governo e o ataque pesado aos adversários? Desapareceram todos. Eles não estão fazendo mais nem o compartilhamento de posts bobinhos exaltando o governo Dilma e aquelas notícias falsas que envolviam até a vida pessoal de políticos da oposição. Também não aparecem mais nas áreas de comentários, onde estavam sempre atacando as opiniões divergentes do poder.

Essa militância azucrinadora teve uma turbinada no segundo turno, quando os bandos passaram a atuar feito doidos por causa do temor de uma derrota do governo do PT. Porém, já a partir do anúncio de Joaquim Levy para o ministério da Fazenda o silêncio começou a baixar. Para quem passou meses chamando os tucanos de neoliberais não deve ter sido fácil engolir um ministro desses. E com o pacotão de 13 ministros, divulgado na semana passada, calaram-se de vez os aguerridos comandados da candidata do coração valente. Não faltou nem Kátia Rabelo de ministra da Agricultura, como um cala-boca bastante ecológico para os azucrinadores.

Dá para imaginar o barulho que essa corja estaria fazendo se um ministério de nível tão baixo (e estou apontando a baixa qualidade técnica mesmo, sem falar do nível político de sarjeta) estivesse sendo anunciado por um presidente da oposição. Mas sobre o ministério mequetreque da Dilma estão todos caladinhos. No entanto é melhor assim. Num efeito desmoralizador que deve durar um bom tempo, este ministério fará com que ninguém mais leve a sério nada do que essa turma vier a dizer sobre política. E as medidas que certamente Dilma tomará já no primeiro ano de seu segundo mandato prolongarão ainda mais o descrédito de quem passou os últimos tempos com a opinião engajada na defesa do governo do PT. O Brasil ainda sofrerá muito com este partido no poder, mas dentro da desgraça que teremos de enfrentar, essa limpeza na internet vale ao menos como uma compensação.
.......................
POR José Pires

Nenhum comentário: