terça-feira, 16 de outubro de 2018

A bolha petista e os defeitos de Haddad

Hoje em dia se fala bastante em "bolha", em razão de um padrão de fechamento mental nas redes sociais, quando o indivíduo permanece tempo demais em um grupo de opinião que impede que ele tenha uma compreensão mais aprofundada das coisas. O interessante dessa definição é que existe uma gíria antiga na qual "bolha" é uma pessoa tapada, que é exatamente o que acontece com quem vive numa "bolha" da internet. O sujeito vira um bolha.

Mas é claro que a tal bolha não é um problema exclusivo da internet. Começa na vida real. Na política isso acontece com frequência e vem destruindo partidos, como aconteceu com o PT e o PSDB, exatamente as duas siglas que tinham doutrina e estrutura para serem muito fortes. Mas para isso, esses partidos teriam que manter uma estrutura aberta ao surgimento de novas lideranças, reformulação de ideias, essas coisas, enfim, com as quais se faz um partido de verdade. Mas se fecharam em uma bolha partidária.

O problema de viver dessa forma é que perde-se a noção do que está acontecendo na realidade. Sem capacidade crítica vão sendo mantidos graves defeitos, que às vezes passam até a serem reverenciados como uma grande qualidade. Isso ocorreu com o PT e já faz tempo que digo que é uma causa importante da sua derrocada. Encerrados em sua bolha, os petistas não percebem que existe há muito tempo uma rejeição a muitas coisas que para eles é uma base importante do projeto político partidário. De fora da bolha é possível ter uma visão nítida dos defeitos do PT, mas lá dentro eles acham que são o máximo em tudo.

Basta dar uma olhada no programa de televisão do Fernando Haddad para ver o comportamento do bolha. Ou melhor, da bolha. Parece uma produção do adversário, pois faz propaganda de uma enormidade de questões que uma parcela importante de brasileiros não aguentam mais. Num programa tive que rir bastante de uma dessas mancadas. Ainda que pitoresca, serve para ilustrar o que estou falando. Na biografia do candidato do PT destacam uma imagem dele com uma guitarra e o locutor diz o seguinte: “E [ele] ainda toca guitarra”. Toca nada. É um péssimo instrumentista. Mas é o que acontece quando se vive numa bolha. Os petistas foram trazer um defeito do Haddad que a gente nem conhecia.
.........................

POR José Pires

Nenhum comentário: