terça-feira, 24 de setembro de 2019

Glenn Greenwald e seus parças hackers

A Polícia Federal vem descobrindo cada vez mais provas de que existe uma maquinação por detrás da exploração das mensagens roubadas de celulares de procuradores do Ministério Público, que vem sendo publicada pelo site The Intercept, do jornalista americano Glenn Greenwald. Desde que começou a publicação das mensagens, Greenwald insiste na história de que recebeu o material dos hackers sem que tivesse uma ligação direta com nenhum deles. Tudo teria ocorrido praticamente por acaso, a partir de um telefone ao jornalista por um dos participantes do esquema oferecendo o material.

Não é bem o que está sendo revelado, conforme avança a investigação da PF. Na semana passada foi preso mais um hacker, o estudante de direito Luiz Henrique Molição. Os policiais haviam chegado até ele a partir de um diálogo com um interlocutor com sotaque americano. E quem é nesta história que tem tal sotaque? Pois nesta segunda-feira o site O Antagonista deu a notícia de que os policiais concluíram que esta pessoa é mesmo Glenn Greenwald.

A prisão do hacker Molição reforçou a suspeita de que Walter Delgatti Neto, o Vermelho, primeiro hacker preso em 23 de julho, não agiu sozinho como ele dizia. Segundo os investigadores “a ação criminosa não foi obra de um indivíduo isolado”. Segundo O Antagonista, o diálogo entre Greenwald e hackers revela que ele falou com integrantes do grupo preso e também tratou com eles da estratégia da publicação do material roubado.

O relacionamento parece muito mais próximo do que a relação entre uma fonte jornalística e um profissional da imprensa, como alega Greenwald. A investigação da PF descobriu que até o humorista Gregório Duvivier manteve contatos com Walter Delgatti Neto. Duvivier articulava com o hacker e Greenwald a divulgação de mensagens em seu programa de televisão. Em áudio descoberto na investigação, Duvivier faz gracinha ao atender um telefonema de Delgatti. Demonstrando intimidade, o humorista cumprimenta com um “bom dia, hacker”.

As investigações prosseguem e certamente logo mais serão reveladas mais mensagens de conversas com os hackers. Acredito que o bom humor dessas figuras não deverá durar muito.
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: