quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Os amigos do peito do Lula

O presidente Lula deu hoje uma entrevista coletiva que está sendo repassada pelos blogs oficiais e oficiosas da bease de apoio governista na internet como uma entrevista à "blogosfera". Nâo é nada disso. O que Lula fez foi um bate-papo com os chamados blogueiros progressistas, sejá lá o qual for o signifiçado de um troço desses. A curriola juntou-se ao chefe para encenar uma entrevista.

Imprensa a favor é algo constrangedor. Blog é ainda mais. Se o leitor tem toda razão em exigir da imprensa um compromisso sério com a independência, esta obrigação é ainda mais importante num blogueiro, afinal os blogs nasceram exatamente para quebrar o consenso articulado em torno do Poder, qualquer que seja o partido que ganhe o governo.

Mas, enfim, ninguém espera bom senso da blogosfera governista, os blogueiros que se auto-intitulam de "progressistas". É evidente que os move uma fé cega no projeto de poder do PT, não importando que para isso tenham de pregar a mentira até em cima de fatos muito bem comprovados.

É muito parecido com o estilo do chefão, Lula, que repisa suas mentiras de forma disciplinada, sempre atento ao refrão histórico da mentira que depois de muito repetida pode tornar-se verdade.

Pois hoje vieram até com aquela questão da agressão contra o candidato da oposição, José Serra. Lula voltou com a piada da bolinha de papel. A história mentirosa que a campanha de Dilma tentou montar durante a eleição já havia sido muito bem desmontada com as imagens feitas de celular por um jornalista da Folha de S. Paulo. Mas, pelo jeito, pretendem manter a estratégia em torno do assunto.

O petista não desce do palanque de forma alguma. Pelo visto já está em campanha para 2014. Ele trouxe de volta a lorota da "bolinha de papel". É bom lembrar que esta versão deturpadora surgiu de uma reportagem veiculada pela Rede SBT, de Silvio Santos, que é o dono também do Banco Panamericano, onde a Caixa Econômica Federal colocou R$ 700 milhões, mesmo já havendo a informação sobre a quebra do banco.

Vejam o que Lula disse aos blogueiros governistas: "Foi uma cena patética, realmente foi uma desfaçatez. Eu perdi três eleições, jamais teria coragem de fazer uma mentira daquela. Fiquei decepcionado [com a TV Globo] porque quiseram inventar uma outra história, inventar um objeto invisível que até agora não mostraram. O povo não merece aquilo. Aquilo era para culpar o PT. Na verdade, a violência foi o desrespeito ao ser humano. Por isso que eu disse que o Serra tem que pedir desculpas ao povo brasileiro".

Bem, a história montada pelo SBT foi desmentida não só pela TV Globo, mas por toda a imprensa. Aquilo foi demais, mesmo numa eleição com tamanha manipulação como foi esta que acabou dando a vitória ao PT. Ademais, independente do que tenha sido jogado em Serra, o fato é que houve uma agressão de militantes do PT, que interceptaram uma caminhada pacífica da campanha tucana, procurando criar conflito e confusão numa rua de comércio, lotada de pedestres e inclusive muitas mulheres e também crianças.

Logo depois que aconteceu a agressão no Rio contra Serra, foram descobertas várias fotos que mostravam que os baderneiros era pessoas bem próximas à Lula. Em algumas ocasiões eles posaram abraçados ao presidente, demonstrando uma suspeita intimidade.

Já que trouxeram o assunto de volta, vamos republicar as fotos. As primeiras duas são os militantes amigos do Lula investindo contra os tucanos. Na terceira eles posam com Lula, um deles com a mão no peito de Lula. Amigão mesmo. Parece que aperta a mama do presidente.

E a quarta foto é dos tais blogueiros "progressistas", posando também com o presidente depois da entrevista. Como dá para ver, eles também são amigos do peito do Lula.





.........................
POR José Pires

Um comentário:

Arreda! disse...

Turma braba, sô! Todos eles!