quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Dilma no país das maravilhas abandonadas

Ontem o governo petista teve de desmontar às pressas uma festa política planejada para ser feita num trecho da ferrovia Transnordestina, uma das peças da campanha eleitoral que levou o PT à presidência da República pela terceira vez consecutiva.

Grades de proteção, toldos e um palanque foram retirados bem depressa e Dilma Rousseff desistiu de ir ao local, que fica na divisa do Ceará com Pernambuc...o. Acontece que a obra está abandonada. O Planalto abortou o evento festivo para evitar um vexame.

O abandono da Transnordestina é parecido com o da transposição do rio São Francisco, outra promessa de campanha que ficou só no marketing. O Estadão fez uma boa cobertura, tanto das obras paradas do São Francisco, quanto do abandono da Transnordestina.

O jornal conta em seu site que dos 813 funcionários que trabalhavam em dezembro nos três trechos da Transnordestina hoje só 190 estão empregados. Na transposição do São Francisco, no Ceará, dos 1.525 trabalhadores registrados em novembro foram mantidos apenas 299 em um município que Dilma visitou ontem.

Com tanta obra abandonada fica difícil inaugurar qualquer coisa. Mas não existe problema sem solução para um partido revolucionário. O PT está perdendo a chance de trazer mais uma novidade para a política brasileira.

E já explico. Uma questão parecida com esta já foi resolvida há muito tempo numa história da Alice, a menina daquele outro país das maravilhas. Para Alice (enquanto mulher e personagem de Lewis Carroll, diria uma feminista petista) não faltava festa. Quando não tinha algo substancial para festejar, ela comemorava “desaniversário”, que nada mais é que os dias em que não fazemos aniversário.

Pois aí está outra colaboração minha para o PT: já que está tudo parado, então que a presidente Dilma comece a fazer” desinauguração” de obras.
......................
POR José Pires

....................
Imagem: No desenho de John Tenniel feito para uma edição de 1865 do livro de Lewis Carroll, Alice toma chá com dois malucos daquele outro país das maravilhas

Nenhum comentário: